Semarh emite alerta por causa de fortes rajadas de vento que atingem Alagoas até sexta-feira

Por Redação 20/11/2025 09h09 - Atualizado em 20/11/2025 10h10
Por Redação 20/11/2025 09h09 Atualizado em 20/11/2025 10h10
Semarh emite alerta por causa de fortes rajadas de vento que atingem Alagoas até sexta-feira
Vento balança os coqueiros em Maceió - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Rajadas de vento superiores a 50 km/h estão atingindo diversas regiões de Alagoas e devem continuar até amanhã, sexta-feira, 21, segundo alerta emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O fenômeno meteorológico tem provocado ventos moderados a fortes, principalmente no Litoral — incluindo a região Metropolitana de Maceió — e no Baixo São Francisco.

A intensificação dos ventos está diretamente ligada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece a circulação de ventos de Nordeste mais fortes. De acordo com os modelos numéricos analisados pela equipe técnica da Semarh, algumas rajadas podem ultrapassar 50 km/h ao longo do período.

Segundo o órgão, há riscos associados ao aumento da velocidade do vento, como destelhamentos, queda de galhos, placas, coberturas metálicas e objetos soltos que podem atingir a rede elétrica, provocando interrupções no fornecimento de energia. Por isso, a recomendação é de atenção redobrada nas áreas afetadas.

A orientação é que moradores evitem áreas com árvores de grande porte, estruturas metálicas expostas ou objetos que possam ser facilmente arremessados com a força dos ventos.

Ainda conforme a Semarh, eles seguem acompanhando as condições atmosféricas em tempo real e afirmam que novas atualizações podem ser divulgadas a qualquer momento. Caso o cenário se agrave, um Alerta Máximo meteorológico será emitido para toda a população.