Jacaré é encontrado morto nas margens do Riacho Piauí e acende alerta ambiental

Por Redação com GazetaWeb 03/11/2025 11h11 - Atualizado em 03/11/2025 11h11
Por Redação com GazetaWeb 03/11/2025 11h11 Atualizado em 03/11/2025 11h11
Jacaré é encontrado morto nas margens do Riacho Piauí e acende alerta ambiental
Reprodução - Foto: Ecstien Filho e Rogério Nascimento

Na manhã desse domingo (2), um jacaré de aproximadamente 1,8m foi encontrado morto na conhecida “Ladeira do Claudenor”, em Arapiraca. A causa da morte ainda é desconhecida, mas a forte poluição do Riacho Piauí levanta suspeitas de impacto ambiental.

O jacaré-papo-amarelo, espécie que habita em grande número o entorno do riacho, apareceu sem vida às margens da água. A cena chamou atenção de quem passava pela área que, se tornou atração turística e ponto de parada para observação desses animais.

A vida dos répteis pode estar sendo afetada pela poluição. A água escura e repleta de resíduos preocupa ambientalistas. Placas instaladas na área orientam para que as pessoas não alimentem, capturem ou se aproximem dos animais, reforçando o cuidado com a fauna silvestre.

A morte do jacaré reacende o alerta sobre a necessidade de ações ambientais na região. Mesmo diante da poluição, os animais continuam se reproduzindo ali, transformando a ladeira em um símbolo da coexistência entre natureza e cidade — e, ao mesmo tempo, em um retrato dos desafios ambientais locais. Espera-se que órgãos ambientais investiguem o caso e avaliem as condições do riacho.