Bienal do Livro 2025 inicia hoje e espera receber 400 mil pessoas
 
                            A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas está cada vez mais próxima e o público já está devidamente convidado para a abertura do maior evento cultural e literário do estado, que acontece nesta sexta-feira, 31, a partir das 18h, no Centro de Convenções de Maceió. Cortadas as faixas, a Bienal 2025 abre seus braços aos alagoanos com a expectativa de receber entre 300 e 400 mil pessoas durante seus dez dias de duração, nesta que é a única do segmento promovida por uma universidade pública.
A entrada, como você já sabe, é completamente gratuita e, no total, serão mais de 140 estandes com diversas atrações para os visitantes; mais de 500 editoras confirmadas e mais de 700 autores lançando e relançando livros. Nessa toada, cabe destacar que o evento terá cerca de 200 autores do interior do estado. Outros, inclusive, estarão no estande da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL) que terá uma programação especial para os dez dias.
Editoras confirmadas
Na Bienal 2025, editoras universitárias do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, vão integrar o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) com grande acervo. Mas também vai ter muita editora local, valorizando a cultura alagoana: Editora do Centro Universitário Cesmac; Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal),  Imprensa Oficial Graciliano Ramos, além de inúmeras editoras do interior, tais como a Editora Performance e SWA Instituto, de Santana do Ipanema. Como novidades, a presença da Livraria Jardim, a Livraria das Perdizes, de São Paulo, e a Livraria Imperatriz, do Recife são algumas.
A Bienal vai contar ainda com a presença das já tradicionais editoras: Cortez, Boitempo, Paulus, Paulinas, Ciranda Cultural e Vozes, além da Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Livraria Beabá, a Novo Jardim Livraria e Café, a Livraria Leitura e o retorno da Editora Kitembo que visa multiplicar as vozes negras a partir de uma linha editorial que, de forma mais sustentável, possa publicar livros escritos por jovens prioritariamente negros e negras com foco em literatura fantástica. Além disso, livros da Companhia das Letras e outras mais também poderão ser encontrados nos estandes do Centro de Convenções.
Mais de 600 escolas agendadas
Para esta edição, a comissão organizadora aguarda a presença de mais de 600 escolas(estaduais, municipais, privadas), que devem englobar mais de 80 municípios, mas o maior evento cultural e literário de Alagoas furou a bolha e recebeu interesse de duas escolas de fora: uma de Sergipe e outra do interior de Pernambuco, o que reafirma um fato: a Bienal ainda nem começou e já é um sucesso absoluto.
“Vamos receber escolas do dia 1º (sábado) até o último dia, 9 de novembro, e as escolas serão recepcionadas nos três horários: manhã, tarde e noite. A gente sabe que a procura é grande e devemos receber 30 ônibus de instituições por cada turno. A expectativa para esse ano é muito grande, por se tratar de um tema muito debatido em salas de aula, Brasil e África, e eu tenho certeza que o evento vai enriquecer ainda mais o conhecimento desses estudantes que estão vindo para curtir e aproveitar”, celebrou Cristiane Honorato, da Comissão de Assessoria Pedagógica e de Interlocução com as Escolas, criada sempre em toda bienal.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.
Últimas Notícias
 
		Assassinato de homem em Maceió teria sido motivado por ciúmes e vingança; entenda
 
		Hospital de Emergência acolhe mais de 150 pessoas no Feriado da Emancipação de Arapiraca
 
		Carla Perez e Xanddy renovam votos de casamento em Las Vegas com presença de Elvis Presley e filhos
 
		Morre o mestre José Cabral, lenda da Luta Livre e pioneiro do MMA em Alagoas
 
		Homem é preso por tentativa de homicídio após briga por dívida de R$ 50, em Murici
Vídeos mais vistos
 
			Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
 
			Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
 
			Morte em churrascaria de Arapiraca
 
			Deputado Daniel Barbosa lança livro na Casa da Cultura
 
			
