Estudante de Medicina da UFAL Arapiraca morre às vésperas da formatura, após pedido de transferência ser ignorado
 
                            A morte do estudante de Medicina Daniel Igor Cordeiro Perboire, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca, comoveu familiares, colegas e professores. O jovem, natural de Delmiro Gouveia, faleceu poucos dias antes da formatura, em meio a relatos de que havia solicitado, sem resposta, a autorização para realizar o estágio final do internato em sua cidade natal.
Segundo informações de familiares, enviadas à imprensa, Daniel enfrentava um período de profunda exaustão emocional. A solicitação de transferência para Delmiro Gouveia tinha como objetivo permitir que ele permanecesse perto da família e recebesse apoio emocional durante a fase mais intensa e exigente da formação médica. No entanto, o pedido não teria sido respondido pela coordenação do curso, fato que teria contribuído para o agravamento de seu estado psicológico.
Colegas relataram que o estudante vinha apresentando sinais de ansiedade e sobrecarga. “Ele apenas queria terminar o curso perto da família, com o suporte emocional de quem o amava. Infelizmente, essa resposta nunca veio”, explicou a nota da família do estudante.
Nas redes sociais, dezenas de homenagens ressaltam a dedicação, empatia e vocação humanitária do futuro médico. Muitos também aproveitaram o momento para pedir mais acolhimento psicológico e sensibilidade nas instituições de ensino superior. Professores do curso de Medicina da UFAL destacaram a necessidade de escuta ativa e atenção às demandas emocionais dos estudantes, especialmente durante o internato.
Docentes também destacam a importância de que o caso sirva de alerta institucional. “O internato é uma fase de intensa cobrança e vulnerabilidade emocional. A escuta e a sensibilidade das coordenações são fundamentais para evitar que situações como essa se repitam”, afirmou um professor próximo ao estudante.
O corpo do estudante foi velado e sepultado em Delmiro Gouveia, em meio a forte comoção. A cerimônia contou com honras militares, como forma de reconhecimento à dedicação e aos serviços prestados por Daniel ao Corpo de Bombeiros Militar, instituição à qual ele servia com orgulho e vocação.
De acordo com a nota à imprensa divulgada pela família, Daniel era um jovem íntegro, amoroso e comprometido com tudo o que fazia — características que herdou de sua mãe e que marcaram toda a sua trajetória pessoal e profissional. O comunicado informou ainda que ele foi encontrado sem vida em sua residência, e que a causa da morte segue indeterminada. O resultado da autópsia foi inconclusivo, e novas análises laboratoriais foram solicitadas. O laudo oficial deve ser divulgado em até 40 dias.
A Ufal emitiu uma nota de pesar pela morte do estudante:
O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti se unem ao coordenador do curso, professor Celso Marques, e prestam solidariedade à família, aos amigos e à toda comunidade acadêmica.
“Manifestamos profundo pesar pelo falecimento de Daniel e expressamos nossas sinceras condolências e votos de conforto diante dessa perda irreparável”, disse, em nota, a Coordenação do curso. 
“Daniel Igor Cordeiro Perboire teve um trajetória acadêmica de muita dedicação, sensibilidade e compromisso com a formação médica e com os valores humanitários que orientam o cuidado em saúde. Sua presença marcou profundamente colegas, docentes e servidores, deixando um legado de amizade, empatia e respeito”, continuou a nota.
Últimas Notícias
 
		SSP de Alagoas monitora possível envolvimento de foragido “Nem Catenga” com alvos de megaoperação no Rio de Janeiro
 
		Polícia Militar cumpre mandados e apreende armas e drogas no interior alagoano
 
		MPAL e DPE ajuízam ação para obrigar Município de Maceió a criar Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
 
		Polícia Civil prende mulher acusada de estupro de vulnerável contra a própria filha, no Pilar
 
		Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável no Sertão alagoano
Vídeos mais vistos
 
			Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
 
			Morte em churrascaria de Arapiraca
 
			Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
 
			Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
 
			
