Homem é notificado por crime ambiental após ser flagrado transportando Passarinho azulão, em Arapiraca

Por Redação 28/10/2025 07h07
Por Redação 28/10/2025 07h07
Homem é notificado por crime ambiental após ser flagrado transportando Passarinho azulão, em Arapiraca
Passarinho Azulão - Foto: Divulgação

Um homem foi notificado por crime ambiental ao ser flagrado, ontem, segunda-feira, 27, transportando um passarinho em uma gaiola, sem a devida autorização legal, na rodovia AL-110, no bairro Bom Sucesso, nas proximidades da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Arapiraca, Agreste de Alagoas.

De acordo com informações do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição motorizada de Rádio Patrulha 03 realizava rondas pela região quando avistou um motociclista, conduzindo uma moto modelo Bros, de cor vermelha, carregando uma gaiola. Dentro dela, os policiais identificaram um pássaro da espécie conhecida popularmente como “azulão”, pertencente à fauna silvestre brasileira.

Conforme a Lei de crimes ambientais, manter um azulão em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental (como o IBAMA) é um crime ambiental. As consequências incluem multas e pena de detenção, de seis meses a um ano.

Durante a abordagem, foi constatado que o homem não possuía licença ou autorização de órgão ambiental competente para o transporte do animal. Os militares lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por transporte irregular de animal silvestre, o pássaro deverá ser entregue aos cuidados de órgãos ambientais para avaliação e possível reintegração à natureza.