Polícia alagoana atendeu 221 casos de violência contra pessoas idosas em 2025

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já atendeu 221 denúncias de crimes contra pessoas idosas em Alagoas, de janeiro a setembro deste ano. As ações fazem parte do Programa Pessoa Idosa Protegida, coordenado pela Chefia de Articulação Política da Prevenção. O programa também executa a Operação Virtude, que durante todo mês de outubro reforça as ações de combate à violência contra a população idosa.
Criado em 2018, o programa surgiu como resposta ao crescimento dos casos de violência contra pessoas idosas, sejam eles físicos, psicológicos, patrimoniais, por negligência ou abandono. A atuação envolve visitas, encaminhamentos e ações integradas com órgãos de segurança para assegurar o cumprimento das leis de proteção à pessoa idosa.
O programa se destaca pela pronta resposta, com atendimento rápido às denúncias. As visitas são conduzidas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
Para o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, a defesa da população idosa é um dever conjunto da sociedade civil.
“O olhar diferenciado é o que faz toda diferença, a empatia e a pronta resposta é de absoluta prioridade para a Segurança Pública, no combater a violência contra a pessoa idosa. É obrigação da família, comunidade, sociedade e do poder público, a segurança da população idosa, sendo de extrema importância a denúncia em casos de violência por meio de canais oficiais como os números de telefone 181 e 190”, afirmou.
Profissionais qualificados
A qualificação dos profissionais envolvidos também é um dos pilares do programa. O Pessoa Idosa Protegida é reconhecido e premiado, tendo recebido o Prêmio de Experiências Exitosas na Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa por sua atuação na garantia de direitos e na melhoria da qualidade de vida dessa população fragilizada.
Além disso, a experiência alagoana ganhou projeção acadêmica com a publicação do artigo científico “Programa Pessoa Idosa Protegida: A Relevância da Atuação da Polícia Militar na Proteção das Pessoas Idosas em Alagoas”, de autoria do capitão Alex Acioli, que recebeu medalha de mérito científico.
O sargento Anderson Santos, integrante da Chefia de Articulação Política da Prevenção da SSP, participou no ano passado do curso “Segurança de Vulneráveis: Acolhimento à Pessoa Idosa pelos Profissionais de Segurança Pública”, realizado em Brasília. O evento, que reuniu autoridades da segurança pública de todo o país durante uma semana, abordou práticas e protocolos voltados à proteção de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o sargento Anderson Santos, o curso foi fundamental para aprimorar o atendimento do programa que lida diretamente com a população idosa.
“O curso foi de extrema importância para o nosso trabalho, pois ampliou a compreensão sobre como identificar e lidar com situações de violência contra a pessoa idosa. Ele reforçou a necessidade de um olhar mais humano e qualificado por parte dos profissionais de segurança pública, garantindo que o atendimento seja feito com respeito, empatia e responsabilidade”, destacou o sargento Anderson Santos.
Operação Virtude
A Operação Virtude é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Em sua 5ª edição, a operação reforça, durante todo o mês de outubro, as ações de combate à violência contra a pessoa idosa em todo o país. Em Alagoas, a operação também será uma oportunidade para intensificar o atendimento de denúncias, reforçando as ações já acompanhadas pelo Programa Pessoa Idosa Protegida.
As equipes da SSP estarão mobilizadas para dar continuidade às visitas, apurar as novas denúncias e garantir uma resposta ainda mais rápida e efetiva às vítimas. O “Dia D” da Operação Virtude será realizado em 22 de outubro, marcando o início das ações integradas em todo o estado, com foco na prevenção, acolhimento e combate à violência contra a pessoa idosa.
As ações são realizadas com a participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181, e pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar.
Últimas Notícias

Homem é preso após fingir estar armado para roubar moto, em Arapiraca

Homem é encontrado morto, em decomposição, dentro de casa, em São Sebastião

Brasil brilha novamente no Mundial de Ciclismo de Pista Paralímpico 2025 e soma cinco medalhas no Rio de Janeiro

Setembro registra os melhores índices de segurança da série histórica em Alagoas

Mulher é presa por liderar pirâmide financeira que enganou vítimas em Alagoas e Sergipe e movimentou R$ 2,5 milhões
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
