Vídeo. Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito no entorno da Marginal do riacho Piauí

Por Redação 13/10/2025 10h10
Por Redação 13/10/2025 10h10
Vídeo. Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito no entorno da Marginal do riacho Piauí
Ajustes no trânsito de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/ Já é Notícia

A superintendente da SMTT, Katiane Duarte, explicou com exclusividade ao Portal Já é Notícia, as alterações implementadas no trânsito da região do Riacho Piauí, com o objetivo de tornar o tráfego mais seguro e organizado, beneficiando motoristas e pedestres.

Quem sai do centro e deseja acessar bairros como Primavera, São Luís, Ouro Preto ou outras áreas do oeste e sul da cidade, deve utilizar a marginal, na pista superior. Para quem segue para o bairro Primavera, o trajeto agora ocorre pela Rua São Luís, enquanto a Rua Dom Pedro II foi transformada em sentido único até o semáforo localizado após a ponte do Jacaré, na Ladeira do Claudenor.

O acesso à Rua Dom Jonas Batingas, nova via de ligação com o bairro Primavera, também se dá pela Rua São Luís, nas proximidades da Unopar. O fluxo nessa área foi organizado em binário devido à grande quantidade de veículos que transitam pela Dom Pedro II.

Além disso, o trecho da Rua Costa Gama, entre a Dom Jonas Batingas e a ciclovia do Trabalhador, passou a ser mão única em direção ao bairro Primavera. Um semáforo será instalado na ciclovia para controlar melhor o fluxo de veículos. A Rua Primavera funcionará como via de retorno para acessar a Dom Pedro II, sendo possível dobrar à esquerda para entrar na Dom Jonas Batingas e, em seguida, seguir pela Dom Pedro II.

Também houve alterações na Rua Marechal Deodoro, entre o posto Bananeira e a Marginal, que agora opera em sentido único para o centro. Motoristas que desejam acessar a Rua Brasília ou a própria Marechal podem utilizar a Marginal para retornar à Dom Pedro II, cruzar a Rua 15 e subir pela Rua Cícero Torres, que também se tornou mão única em direção à antiga ladeira da faculdade Cesama.

O planejamento contempla ainda trechos em mão única para quem deseja acessar a Rua Paula Magalhães, criando um contorno pela Rua Senhor dos Pobres até a Rua 16, garantindo acesso exclusivo a quem vai para Paula Magalhães ou retorna à Rua Boa Vista.

Segundo a CATL, essas mudanças buscam facilitar o tráfego, reduzir conflitos de conversão e organizar o acesso às vias comerciais, beneficiando moradores, comerciantes e motoristas que circulam diariamente pelo Riacho Piauí.