Agricultor de 72 anos supera infarto e AVC com atendimento rápido e integrado em Alagoas

22/09/2025 14h02
22/09/2025 14h02
Agricultor de 72 anos supera infarto e AVC com atendimento rápido e integrado em Alagoas
Idoso salvo - Foto: Reprodução

O agricultor José Cardoso, de 72 anos, viveu momentos de tensão no início deste mês. Natural de Coruripe, ele acordou com uma forte dor no estômago e avisou à esposa. Preocupada, ela contou para as filhas, que imediatamente acionaram uma ambulância. Seu José foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coruripe, onde foi identificado um infarto agudo do miocárdio e feita uma trombólise, dentro do Programa Bate Coração.



Em seguida, o paciente foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde foi acompanhado de perto e monitorado até ser transferido para o Hospital do Coração Alagoano, também na capital alagoana, onde foi feito um cateterismo.



Durante o atendimento, os profissionais perceberam novos sinais: boca torta e paralisia no lado esquerdo do corpo. Era a suspeita de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).



Imediatamente, a equipe da Unidade de AVC do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) foi acionada, seguindo protocolos do Programa AVC Dá Sinais. Após avaliação, os especialistas fecharam o diagnóstico e decidiram por uma nova trombólise, mesmo em um intervalo inferior a cinco dias do primeiro procedimento. A conduta foi considerada segura e benéfica para o paciente e aconteceu com menos de 30 minutos do início dos sintomas - o resultado não poderia ser melhor: o procedimento foi um sucesso.



Hoje, José Cardoso se recupera praticamente sem déficit e sequelas e deve receber alta em breve, seguindo em acompanhamento ambulatorial com a equipe de neurologia do Hospital Metropolitano de Alagoas e de cardiologia do Hospital do Coração Alagoano.







Para a médica Stephanny Neri, clínica geral da Unidade de AVC do Hospital Metropolitano de Alagoas, o caso mostra a importância de reconhecer rapidamente os sinais de alerta e da integração entre os serviços de saúde.



“Seu José é um exemplo de como a rapidez no atendimento salva vidas. Ele chegou ao hospital com sintomas clássicos de AVC e pôde ser tratado de forma imediata. Além disso, a articulação entre a UPA, HGE, o Hospital do Coração e o Hospital Metropolitano garantiu uma linha de cuidado contínua, fundamental para que ele se recupere sem sequelas”, frisa.



Emocionado, o agricultor agradece pela vida e pelo cuidado recebido. “Acordei com uma dor forte no estômago e nunca imaginei que fosse algo tão grave. Graças a Deus, minha esposa, minhas filhas e os médicos agiram rápido. Fui muito bem tratado em todos os lugares por onde passei. Só tenho a agradecer à UPA de Coruripe, ao HGE, ao Hospital do Coração e ao Hospital Metropolitano que cuidou de mim. Hoje, estou vivo e sem nenhuma sequela”, comemora.