Pronera: Residência agrária em agroecologia tem aula inaugural em Arapiraca

Por Redação, com Ascom Incra 16/09/2025 10h10
Por Redação, com Ascom Incra 16/09/2025 10h10
Pronera: Residência agrária em agroecologia tem aula inaugural em Arapiraca
Residência agrária em agroecologia - Foto: Divulgação

A aula inaugural da Residência Agrária em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial Sustentável na Agricultura Familiar ocorreu nessa sexta-feira (12), no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca. 

A especialização lato sensu é ofertada por meio de uma parceria entre a Ufal e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Incra.

O curso de pós-graduação tem uma carga horária de 600 horas e é voltado para assentados, profissionais e estudantes que atuam em áreas de reforma agrária e egressos do próprio Pronera. Do total de 50 matriculados, 18 alunos se formaram no bacharelado de agroecologia da Ufal, também financiado pelo programa. Assentados da reforma agrária são a maioria dos estudantes do curso, que também tem entre os participantes quilombolas e indígenas.

O curso é presencial. Neste semestre, haverá aulas em apenas um fim de semana por mês. Nos próximos semestres, as aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas, aos sábados e domingos. As atividades práticas serão realizadas em comunidades da reforma agrária e da agricultura familiar, em municípios do estado.

Educação no Campo

O Pronera é uma política educacional executada pelo Incra que assegura formação acadêmica direcionada a jovens e adultos de assentamentos da reforma agrária e a professores e educadores que exerçam atividades educacionais associadas a essas comunidades. O programa atua em todo o país, em parceria com instituições de ensino.