Pai de vereador do Rio e fundador de cervejaria de Niterói, empresário morre em acidente de moto

Por Redação com O Globo 10/09/2025 19h07
Por Redação com O Globo 10/09/2025 19h07
Pai de vereador do Rio e fundador de cervejaria de Niterói, empresário morre em acidente de moto
O empresário André Valle morreu em acidente de moto em Niterói - Foto: Reprodução

O empresário André Bittencourt do Valle, de 58 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (9) em um acidente de moto na Avenida Acúrcio Torres, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Segundo relatos de amigos, ele voltava para casa após sair da Masterpiece, cervejaria que fundou em 2021 no Cafubá, quando sofreu o acidente.

O Corpo de Bombeiros informou que o corpo foi levado ao Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, já sem vida, e de lá encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Barreto. Ainda não há informaçõe sobre as circunstâncias da batida, como veículos envolvidos e a causa do acidente.

Figura conhecida no meio empresarial e acadêmico, André Valle era professor e coordenador da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde atuava há quase três décadas. Em 2022, ampliou sua atuação no setor de cervejarias ao fundir a Masterpiece com o bar Máfia, de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, tornando-se CEO das duas marcas. Também foi diretor do Rio Cricket, além de praticante de canoa havaiana.

Ex-aluno do colégio La Salle Abel, André deixou dois filhos, entre eles o vereador carioca Flávio Valle, que publicou uma homenagem nas redes sociais.

— É pai, não deu tempo de me despedir. E por aqui vão ficar as boas lembranças que passamos juntos e todas as lições que eu aprendi com você. Obrigado por ter se empenhado tanto como pai na minha vida e na da Mônica. Você sempre fez questão de investir tudo que podia em nossa criação, desde que a gente tirasse nota boa na escola. Me ensinou a ter valores, princípios, a jogar tênis, me fez torcer pelo Fluminense e me possibilitou a conhecer o mundo. Me fez até gostar de rock and roll e cerveja artesanal! — escreveu o parlamentar.

Nas redes sociais, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também lamentou a morte do empresário.

— Triste com a notícia do falecimento de André Valle, fundador das tradicionais cervejarias Masterpiece e bar Máfia. A Masterpiece, fundada por ele, é a cervejaria mais sustentável do mundo. Apaixonado por Niterói, André é de uma família niteroiense muito querida, filho de minha amiga já falecida e jornalista Elzita, pai do jovem vereador no Rio Flávio Valle. Ele foi aluno do La Salle Abel e diretor do Rio Cricket, além de coordenador da FGV. Meus profundos sentimentos aos amigos e familiares — publicou o prefeito.

De acordo com a família, o velório de André Valle será às 14h desta quarta, no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. O corpo será cremado às 16h.

Luto oficial por Eva Amóra e André Valle

A mesma terça-feira em que André Valle morreu também marcou a perda de outra figura de destaque em Niterói: a pedagoga Eva de Lourdes Santana Amóra, de 84 anos, diretora dos jornais A Tribuna e Jornal de Icaraí. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Eva Amóra se formou em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 1967, antes de se casar com Jourdan Amora, ela se tornou sócia do jornal A Tribuna e, depois, do Jornal de Icaraí, lançado em 1972.

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias pelas mortes de ambos. Em nota, o prefeito Rodrigo Neves também se manifestou sobre a morte de Ava Amóra.

— Matriarca de uma querida família niteroiense, esposa do amigo jornalista Jordan Amóra, mãe dos amigos Luiz Jourdan e Gustavo, e avó de Ana Luiza, Dona Eva, como era carinhosamente conhecida, sempre foi combativa pela democracia, liberdade de expressão e justiça social — se manifestou o prefeito.

A cerimônia fúnebre de Eva Amóra também será realizada na tarde desta quarta, no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba.