Operação Frutos do Mar desmantela esquema milionário de estelionato com venda de camarões em AL e PE

Por Redação com agências 03/09/2025 14h02
Por Redação com agências 03/09/2025 14h02
Operação Frutos do Mar desmantela esquema milionário de estelionato com venda de camarões em AL e PE
Esquema criminoso - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas anunciou nesta quarta-feira (03) a deflagração da Operação Frutos do Mar, que tem como foco um esquema milionário de estelionato baseado em falsas promessas de lucros com investimentos no comércio de camarões. A operação foi realizada na terça-feira (02) e resultou na prisão do suposto líder da quadrilha, em Coruripe, no Litoral Sul do estado.

De acordo com a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), as investigações revelaram que os envolvidos se apresentavam como empresários do ramo de frutos do mar, mas, na verdade, operavam um esquema fraudulento que fez diversas vítimas, principalmente em Alagoas e Pernambuco.

O golpe consistia na oferta de lucros elevados em pouco tempo, especialmente com a venda de camarões. Uma das vítimas, por exemplo, investiu cerca de R$ 4 milhões, esperando um retorno de R$ 6 milhões, valor que nunca foi pago. Para manter a aparência de legalidade e tranquilizar os investidores, os suspeitos emitiam cheques pré-datados, todos sem cobertura.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca, Coruripe e em municípios de Pernambuco. Durante a ação, a polícia apreendeu veículos e solicitou o bloqueio de contas bancárias ligadas aos investigados, que já somam oito pessoas.

Apesar de atuarem, de fato, com a comercialização de frutos do mar, os criminosos utilizavam o dinheiro dos investidores para sustentar o esquema fraudulento e realizar lavagem de dinheiro, conforme apontam os investigadores. O caso segue sob responsabilidade do delegado José Carlos.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco, da Polícia Militar de Alagoas e da equipe de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.