Vozes do Velho Chico impulsiona economia criativa com Feirinha de produtos autorais em Piranhas

Mais do que um festival de música, teatro, cinema e poesia, o Vozes do Velho Chico, que será realizado na histórica de Piranhas, no sertão de Alagoas, nos dias 5 e 6 de setembro, fortalece a economia criativa, valorizando artistas e empreendedores. A feirinha acontece no dia 6, a partir das 16h, na Pousada Trilha do Velho Chico.
A Feirinha do Vozes reunirá marcas autorais e artesanais que transformam identidade, tradição e criatividade em produtos exclusivos. Estão confirmados nomes como Estação Cangaço, Etnia Krauna, Gabriel Carvalho, Casa Vivas, Ateliê Inah Fortes, Do Sertão, Maracrame Artes, Casinhas de Taipa e Mussambê, cada um trazendo um olhar singular para a arte e o design nordestino.
Entre os expositores está o artista visual Gabriel Carvalho, natural de Delmiro Gouveia e formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL. Atuando desde 2017, Gabriel ressalta a importância da produção artística como ferramenta de identidade cultural.
“As artes visuais me permitem comunicar diferentes ideias de maneira impactante. Espero que, por meio das minhas obras, a população se sinta representada e fortaleça seus laços com a identidade cultural brasileira”, destacou.
Para ele, participar da Feirinha do Vozes é uma oportunidade única de diálogo entre arte e território. “Minhas expectativas são de viver esse primeiro contato com o festival em Piranhas, cidade com diversidade cultural tão abrangente e uma ambientação espetacular às margens do Rio São Francisco. Além disso, será um momento especial para apresentar meu trabalho em um espaço que celebra múltiplas linguagens e que agrega não só para os artistas, mas também para o calendário cultural da região”, ressaltou.
Segundo a produção do evento, a Feirinha do Vozes 2025 é um espaço de circulação criativa e de fortalecimento da economia local, conectando artistas, artesãos e empreendedores a um público ávido por experiências autênticas e produtos que carregam história. “Mais do que compras, o visitante leva consigo fragmentos da memória e da identidade cultural dos artistas.”
Além da Feirinha, a programação do Vozes do Velho Chico traz novidades que reforçam a pluralidade do evento. O público poderá conferir o curta documentário “Fazendo Arte na Beira do Rio”, parte da mostra CineTrilha, em parceria com o NEPED/UFAL, além dos curtas Cartas à Tia Marcelina e Estação Aquarius. Também estão previstos recital poético, sarau de linguagens artísticas, cortejo popular e shows musicais que prometem emocionar o público.
Um dos pontos altos do evento será o Cortejo do Boi do Chico, criado no Vozes em 2023 e já considerado um marco cultural. Sob a condução do Mestre Laércio, de Pão de Açúcar, o Boi do Chico tomará as ruas do centrinho histórico de Piranhas com tambores, pandeiros e uma trupe animada. A apresentação acontece no dia 05 de setembro, às 18h.
Entre as atrações musicais, destaque para a cantora pernambucana Marcela Souza, escolhida por voto popular, que resgata o coco de roda em um espetáculo marcado por ancestralidade e resistência. Também sobem ao palco a banda Serumsol (PE) e o trio formado por Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE).
O Vozes do Velho Chico 2025 é realizado pela Pousada Trilha do Velho Chico, com produção do Instituto Boibumbarte de Cultura, e conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piranhas e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Programação Vozes do Velho Chico 2025
Sexta-feira (05/09) – Vila dos Pescadores – Entrada gratuita
16h – Big Bang – Quem Riu Primeiro, espetáculo de palhaçaria do Teatro de Retalhos (PE)
18h – Boi do Chico, com Mestre Laércio (Pão de Açúcar/AL) – cortejo pelas ruas do Centrinho Histórico de Piranhas
Sábado (06/09) – Pousada Trilha do Velho Chico – Ingressos na bilheteria
16h – Feirinha do Vozes: artesanato e produtos autorais
16h – Árvore Guardiã: versos poéticos pendurados na craibeira
16h – Sarau de Todas as Vozes: espaço aberto para múltiplas linguagens artísticas
18h – CineTrilha: exibição dos curtas Cartas à Tia Marcelina, Estação Aquarius e Fazendo Arte na Beira do Rio
19h – Recital Poetas do Velho Chico, com Otávio Cabral (AL)
19h30 – Show de Marcela Souza (PE)
20h45 – Show da banda Serumsol (PE)
22h – Show de Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE)
Serviço: Vozes do Velho Chico 2025
Dias: 5 e 6 de setembro (sexta-feira e sábado)
Locais: Vila dos Pescadores (05/09) e Pousada Trilha do Velho Chico (06/09) – Piranhas/AL
Ingressos: R$ 17,50 (meia) | R$ 35 (inteira) – disponíveis no Sympla
Últimas Notícias

INMET emite alerta de chuvas intensas para 44 municípios de Alagoas

ChatGPT terá recurso de proteção de adolescentes após ser acusado de contribuir com suicídio de jovem nos EUA

Empresário gaúcho deixa herança para Neymar em testamento

Seleção Brasileira completa: Raphinha se junta ao grupo na Granja Comary

Dupla mirim de arrocha morre em acidente trágico na Bahia
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
