Professor Moacir Teófilo, símbolo da Educação no Agreste alagoano e pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, morre aos 97 anos

Por Redação 31/08/2025 09h09
Por Redação 31/08/2025 09h09
Professor Moacir Teófilo, símbolo da Educação no Agreste alagoano e pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, morre aos 97 anos
Moacir Teófilo morre aos 97 anos - Foto: Ascom Prefeitura de Arapiraca

Morreu hoje, domingo, 31, aos 97 anos, o professor Moacir Teófilo, considerado um dos maiores símbolos da Educação no Agreste de Alagoas. Ele era pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, que faleceu em agosto de 2020. 

Natural de Limoeiro de Anadia, Moacir Teófilo iniciou a carreira na área jurídica, mas foi na Educação que se destacou e construiu sua marca. Em 1950, fundou o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, referência no ensino do interior do estado, além de participar ativamente da criação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, que mais tarde se tornaria a atual Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Com forte atuação no desenvolvimento de Arapiraca, foi sócio-fundador da Companhia Telefônica, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Na década de 1980, presidiu o ASA, tradicional clube de futebol da cidade, e também criou cursos de extensão universitária que ampliaram o acesso ao conhecimento no interior.

Moacir Teófilo também foi secretário de Educação de Alagoas em dois governos.

Filho primogênito do comerciante Antônio Teófilo da Silva e da dona de casa Maria Noêmia Madeiro, Moacir cresceu ao lado de sua única irmã, Iraci Teófilo.

Ao longo da vida, recebeu diversas mais de 20 premiações e homenagens, entre elas os títulos de Cidadão de Arapiraca e de Maceió e o Darcy Ribeiro (em 2013) , concedido anualmente pela Câmara Federal a três personalidades nacionais que se destacaram pelos trabalhos desenvolvidos na Educação.


Ele foi casado com Maria Tereza Auto Teófilo (já falecida) e, posteriormente, com Luiza Ventura Teófilo. Deixa três filhos vivos: Ricardo, Rui e Raniere Teófilo.