Pinguim é encontrado sem vida na Praia de Riacho Doce, em Maceió

Por Redação 31/07/2025 11h11
Por Redação 31/07/2025 11h11
Pinguim é encontrado sem vida na Praia de Riacho Doce, em Maceió
Pinguim encontrado em Maceió - Foto: Cortesia/Biota

O Instituto Biota de Conservação localizou um pinguim-de-magalhães sem vida na faixa de areia da Praia de Riacho Doce, em Maceió, na manhã desta quinta-feira (31).

De acordo o presidente do Biota, Bruno Stefanis, o animal já encalhou morto e há indícios de que morreu há pouco tempo.

Ele foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, onde passará pela necropsia. 

Esse é o segundo pinguim encontrado no litoral alagoano em menos de uma semana. No dia 26 de julho, um pinguim-de-magalhães foi resgatado na Praia do Gunga, em Roteiro.

Na ocasião, a avaliação veterinária constatou que o animal estava exausto, desidratado, magro e com a temperatura baixa. Além disso, ele apresentava marcas de emalhe em rede de pesca.

"Essas aves migram para águas brasileiras no inverno, sendo muito comuns nas regiões sul e sudeste, e podendo algumas vezes chegar até as praias do nordeste. Durante a migração, alguns podem se perder do bando e acabar encalhando debilitados, desnutridos e hipotérmicos", destaca o Biota.

O instituto também pediu para a população evitar contato com aves marinhas, pois o estado de emergência da gripe aviária ainda está em vigência.

"É importante lembrar que ainda estamos em estado de emergência devido a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, uma doença viral contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas e o registro dos casos é muito importante!. Pedimos que ao encontrar uma ave marinha NÃO TOQUE OU RECOLHA O ANIMAL. Entre em contato com nossa equipe e envie fotos e informações de localização para o número (82) 99115.2944 que faremos o registro e o direcionamento para os órgãos competentes".