De 05 a 23 de agosto: Veja a programação da etapa interior da 22ª Mostra Alagoana de Dança

Maribondo, Paripueira e Rio Largo recebem oficinas e apresentações de grupos de todo o estado

Por Assessoria Secult 30/07/2025 21h09 - Atualizado em 30/07/2025 21h09
Por Assessoria Secult 30/07/2025 21h09 Atualizado em 30/07/2025 21h09
De 05 a 23 de agosto: Veja a programação da etapa interior da 22ª Mostra Alagoana de Dança
Mostra de Dança - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), divulgou a programação completa da etapa interior da 22ª Mostra Alagoana de Dança, que ocorre entre os dias 5 e 23 de agosto nos municípios de Maribondo, Paripueira e Rio Largo. O evento conta com produção da Sururu de Capote e apoio das prefeituras municipais.

Reconhecida como uma das maiores plataformas de difusão da dança em Alagoas, a Mostra deste ano selecionou 80 grupos para se apresentarem em diferentes regiões do estado. A proposta é descentralizar o acesso à arte, levando espetáculos de qualidade e oficinas formativas para o público do interior.

A iniciativa tem como principal objetivo fomentar a produção cultural local voltada à dança, incentivando a criação de novas coreografias, promovendo a troca de experiências entre artistas e reconhecendo a dança como uma ferramenta de expressão, educação e transformação social.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca a importância de ampliar o alcance da mostra para além da capital. “A Mostra Alagoana de Dança é um movimento de valorização da nossa produção artística. Levar essa programação ao interior é garantir que mais pessoas tenham acesso à formação, ao espetáculo e ao encontro com a arte”, disse.

Em Maribondo, a programação inclui a oficina de dança popular e dança contemporânea com o professor Almir Santos, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, sempre às 19h, na sede da Secretaria de Cultura; e no dia 8 de agosto, às 19h, ocorre a apresentação da Mostra na Rua do Comércio, no Centro.

“A chegada da Mostra simboliza a valorização dos nossos talentos, o fortalecimento da cultura local e o reconhecimento do nosso povo como parte viva do movimento artístico alagoano. Abrir espaço para a Mostra é também afirmar o nosso compromisso com a arte, com a juventude, com os mestres da cultura popular e com todos os grupos e artistas independentes que fazem da dança um instrumento de resistência e beleza”, destacou o secretário municipal, Renan Rodrigues.

Em Paripueira, a programação conta com a oficina de ballet ministrada pelo professor Felipe Alves nos dias 12, 13 e 14 de agosto, às 14h, na Escola Municipal Professora Mª das Graças Oliveira; e no dia 16 de agosto, às 18h30, o público confere a Mostra na Praça Padre Cícero.

“É com muita alegria que recebemos em nossa querida Paripueira uma etapa da mostra de dança alagoana. Como secretária da cultura de Paripueira, tenho orgulho em apoiar esse projeto que só fortalece a identidade cultural do nosso povo e, ainda mais, incentiva a arte e abre espaço para nossos artistas se expressarem com a liberdade e a paixão a dança. Paripueira está de braços abertos para receber esse espetáculo “, disse a secretária municipal de cultura, Vânia Moura.

Já em Rio Largo, a agenda traz a oficina de dança de salão com o professor Fabian Oliver nos dias 18 e 21 de agosto, às 19h, na Escola Castelinho; e a oficina de hip hop com o professor Airton Robert nos dias 20 e 22 de agosto, às 9h e às 14h, na Escola Manoel Gonçalves. As apresentações da Mostra no município ocorrem no dia 23 de agosto, às 16h, em frente à Feira de Rio Largo.

"Estamos empenhados em cada dia mais incentivar e valorizar a cultura, e através da dança, podemos alcançar cada vez mais pessoas, de idades variadas, e dentro de uma atividade que movimenta não só o corpo, mas a mente e emoções também. Estamos muito felizes, como gestão, de poder fazer parte dessa etapa da Mostra Alagoana e de receber aqui na nossa Rio Largo tantos artistas talentosos para fortalecer e incentivar cada dia mais a cultura alagoana e rio-larguense”, afirmou o prefeito Carlos Gonçalves.