Existe lei que garante pensão alimentícia em caso de namoro? Série do TJAL esclarece dúvida

A quinta edição da série TJAL contra a Desinformação esclarece uma dúvida comum que circula nas redes sociais: é possível receber pensão alimentícia após o fim de um namoro, mesmo que breve? A resposta é não.
De forma objetiva, a juíza Laila Kerckhoff afirma que não existe nenhuma lei que garanta pensão alimentícia apenas com base em um relacionamento amoroso, independentemente da duração. “O que dá direito à pensão é ser pai, ser mãe ou criar uma criança por muito tempo, com dedicação, carinho e responsabilidade. Namorar por dois ou três meses não dá esse direito”, explicou a magistrada.
A informação falsa, que viralizou recentemente em vídeos nas redes sociais, foi categorizada como boato ou conteúdo mal explicado pela juíza. O esclarecimento faz parte da campanha de combate às fake news jurídicas promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Vídeo faz parte do projeto “Observatório da Desinformação”
A série de vídeos educativos integra o projeto Observatório da Desinformação, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas (Secom).
No total, serão seis episódios abordando temas jurídicos frequentemente distorcidos nas redes sociais. O conteúdo pode ser acessado no site do TJAL e no canal oficial do Tribunal no YouTube.
Assista:
Últimas Notícias

Operação integrada da PM e da SSP desarticula organização criminosa com atuação no Vale do Paraíba

Morre Vendramini, ex-técnico da seleção feminina de basquete

PM apreende espingardas e resgata animais silvestres em Piaçabuçu

PM flagra casal com arma de fogo durante abordagem no interior de Alagoas

Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futsal fará curso em Arapiraca neste fim de semana
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
