Primeiro vocalista do Iron Maiden, Paul Mario Day morre aos 69 anos

Por Redação com Angências 29/07/2025 18h06
Por Redação com Angências 29/07/2025 18h06
Primeiro vocalista do Iron Maiden, Paul Mario Day morre aos 69 anos
Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden - Foto: Reprodução

Morreu, nesta terça-feira, 29, o primeiro vocalista da lendária banda britânica Iron Maiden, Paul Mario Day, aos 69 anos. A notícia foi confirmada por Andy Scott, guitarrista da banda Sweet, por meio de uma publicação no Facebook. A causa da morte não foi informada oficialmente, mas o cantor lutava contra um tipo de câncer não especificado.

De acordo com o comunicado, Paul Day faleceu em paz em sua residência na Austrália, cercado pela família. Ele deixa a esposa, Cecily, e outros familiares. A saúde do músico já preocupava os fãs desde maio, quando o pub Cart & Horses — onde o Iron Maiden realizou seus primeiros shows — revelou que ele tinha apenas algumas semanas de vida.

Paul Mario Day fez parte do Iron Maiden entre 1975 e 1976, sendo o primeiro vocalista da formação original da banda. Após deixar o grupo, seguiu carreira no rock, passando por bandas como More, Wildfire e Sweet. Foi nesta última que voltou a ganhar destaque, conforme relatou Andy Scott na homenagem: “Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após o hiato da banda original. Precisávamos de um vocalista e, quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais.”

Scott relembrou ainda que os primeiros shows da nova formação do Sweet ocorreram na Austrália, com ingressos esgotados. O sucesso levou a turnês na Europa e à gravação do álbum Live at the Marquee, que se tornou um marco na trajetória do grupo. “A performance vocal de Paul resistiu ao teste do tempo. PMD foi o vocalista original do Iron Maiden e teve uma passagem pela banda More antes de se juntar ao Sweet”, escreveu o guitarrista.