Líder do Comando Vermelho em Alagoas está foragido no Rio de Janeiro, afirma SSP

Por Redação com agências 29/07/2025 15h03 - Atualizado em 29/07/2025 15h03
Por Redação com agências 29/07/2025 15h03 Atualizado em 29/07/2025 15h03
Líder do Comando Vermelho em Alagoas está foragido no Rio de Janeiro, afirma SSP
Reunião da SSP AL - Foto: TV Pajuçara

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) informou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (29), que Kayo Nascimento de Magalhães, conhecido como “99” e apontado como líder do Comando Vermelho em Alagoas, está foragido e escondido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A revelação foi feita pelo secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro.

“Ele é alagoano, conhecido pelo apelido de ‘99’. Já identificamos seu paradeiro e os mandados de prisão foram encaminhados às forças de segurança do Rio de Janeiro, que lidam diariamente com a presença de foragidos de outros estados abrigados nas comunidades cariocas. É um ambiente criminal específico, onde há enfrentamentos constantes”, explicou Madeiro.

A informação foi divulgada no contexto da Operação Comando Vermelho 2, deflagrada nesta manhã com o objetivo de desarticular a facção criminosa que atua nas regiões de Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Maceió. Até o momento da coletiva, 27 pessoas haviam sido presas e outros 23 mandados de prisão estavam em andamento. Os alvos da operação respondem por formação de organização criminosa, além de crimes como homicídio e tráfico de drogas.


“O líder da facção é um covarde. Está refugiado no Rio, mas segue manipulando criminosos aqui em Alagoas. Hoje, esses criminosos foram surpreendidos com a presença da Polícia Militar e da Polícia Civil nas portas de suas casas. Estão sendo retirados das ruas e levados ao Sistema Prisional, onde devem estar”, declarou o coronel Madeiro.

A operação mobilizou um dos maiores efetivos policiais já empregados em uma ação integrada no estado, com 84 mandados judiciais, sendo 50 de prisão e 34 de busca e apreensão.


De acordo com o secretário, os principais líderes da facção deixaram Alagoas e vivem no Rio de Janeiro para escapar das autoridades locais. “Eles sabem que aqui há resposta rápida. A SSP, o Ministério Público e o Judiciário estão unidos para combater esse tipo de criminalidade”, afirmou.

Madeiro ressaltou ainda que a ação tem impacto direto na segurança do município de Rio Largo, que, por sua proximidade com Maceió, vinha sofrendo com o avanço do tráfico de drogas. “A operação visa reduzir significativamente — e, se possível, eliminar — a atuação do tráfico na região”, pontuou.


Disque Denúncia será reforçado

Durante a coletiva, o secretário executivo também anunciou melhorias no Disque Denúncia 181, que passará a divulgar fotos dos criminosos foragidos em um espaço próprio no site da SSP.

“Queremos que a população continue contribuindo. Vamos apresentar os rostos desses 23 foragidos para que qualquer cidadão possa colaborar com informações anônimas e seguras. A participação da sociedade é essencial para localizar e prender esses indivíduos onde quer que estejam”, finalizou.