Diagnóstico precoce é fundamental para casos de apendicite, alerta médico do Hospital Ib Gatto Falcão

As dores abdominais muitas vezes são subestimadas por pacientes e familiares. No entanto, esse sintoma pode esconder um quadro grave e potencialmente fatal: a apendicite. Por isso, conforme profissionais do Hospital Ib Gatto Falcão, é fundamental assegurar o diagnóstico precoce da inflamação do apêndice, condição que exige atenção imediata, pois, caso haja demora, o paciente pode evoluir para óbito.
A apendicite aguda ocorre quando o apêndice, pequena estrutura em forma de tubo ligada ao intestino grosso, fica inflamado, conforme explica o médico Pedro Andrade. Ele ressalta que a obstrução do órgão, geralmente causada por fezes endurecidas, corpo estranho ou infecção, é a principal origem do problema. Quanto aos sintomas, o especialista destaca que os mais comuns incluem dor intensa no lado inferior direito do abdome, febre, náuseas, vômitos e perda de apetite.
“É uma condição que pode começar com sinais inespecíficos, como uma dor leve ao redor do umbigo, mas que evolui rapidamente. O reconhecimento precoce pode evitar complicações graves, como a perfuração do apêndice e a infecção generalizada”, alerta Pedro Andrade.
Conduta
Para evitar as complicações graves, o médico do Hospital Ib Gatto Falcão orienta: se o paciente tiver dor abdominal persistente que não melhora com analgésicos, migra da região do umbigo para o lado direito e vem associada a febre baixa, náuseas e inapetência, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima.
"A apendicite é mais frequente entre os 10 e 30 anos de idade, mas pode acometer pessoas em qualquer faixa etária. O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico e deve ser realizado com urgência para evitar complicações como a peritonite e infecção grave da cavidade abdominal", enfatizou Pedro Andrade.
Últimas Notícias

Audiência no STF termina sem acordo sobre IOF

Aposta do RS fatura sozinha prêmio de R$ 45,1 milhões da Mega-Sena

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Bolsonaro se declara para Trump: “Sou apaixonado por ele”

Brasil volta a repudiar intromissão dos EUA em assuntos do Judiciário
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
