Polícia Civil de Alagoas cumpre mandado de prisão durante operação nacional contra golpe do falso advogado

Por Redação, com Polícia Civil 10/07/2025 11h11
Por Redação, com Polícia Civil 10/07/2025 11h11
Polícia Civil de Alagoas cumpre mandado de prisão durante operação nacional contra golpe do falso advogado
Polícia Civil participa de operação - Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Seção de Crimes Cibernéticos da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), deu apoio à Polícia Civil do Tocantins no cumprimento de um mandado de prisão, nesta quinta-feira (10), como parte da Operação Espada de Themis.

A ação em Alagoas foi coordenada pelo delegado João Marcello e teve como alvo um integrante de um grupo criminoso que aplicava o chamado “Golpe do Falso Advogado”.

A organização criminosa atuava em diversos estados, sendo realizadas diligências em endereços localizados em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Caucaia, no Ceará, além de Maceió, em Alagoas.

Segundo as investigações, os criminosos se passavam por advogados ou defensores públicos e entravam em contato com vítimas que aguardavam decisões judiciais, solicitando o pagamento de falsas taxas processuais por meio de aplicativos de mensagens.

As fraudes causaram prejuízos financeiros significativos às vítimas, que tiveram seus patrimônios severamente afetados. A estimativa é de que os criminosos tenham arrecadado cerca de R$ 150 mil com o golpe.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, associação criminosa, lavagem de dinheiro e uso de falsa identidade, com possibilidade de continuidade delitiva, já que há indícios de ações repetidas contra várias vítimas.

Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados às unidades prisionais competentes, onde permanecem à disposição da Justiça.

O nome da operação, “Espada de Themis”, faz referência à deusa grega da Justiça, cuja espada simboliza a punição justa e firme aos infratores das leis.