'Lua cheia do veado' aparece no céu nesta quinta-feira; veja de onde ver

Nesta quinta-feira (11), espectadores de todo o Brasil poderão observar a chamada "Lua cheia do veado", se as condições climáticas forem favoráveis, claro.
O fenômeno leva esse nome por marcar o período em que os veados machos do Hemisfério Norte, também chamados de bucks, começam a desenvolver seus novos chifres, uma referência vinda de tradições indígenas da América do Norte.
Seu ápice acontecerá perto das 17h30 (horário de Brasília), mas o melhor momento para ver a Lua será no início da noite, logo após o pôr do sol, quando ela começar a surgir no horizonte com seu tom alaranjado característico.
Para quem pretende observar, a dica é procurar um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa, não é preciso usar telescópio, mas binóculos simples podem ajudar a ver detalhes como as manchas escuras da superfície do satélite natural.
Além do nome mais conhecido, essa Lua cheia também é chamada de “Lua do trovão”, em referência às tempestades comuns em julho no Hemisfério Norte.
Povos celtas e europeus antigos também chamavam esse período de “Lua das ervas”, pois essa costumava ser uma época ideal para colher plantas medicinais. Já os anglo-saxões a chamavam de “Lua do feno”, por ser o momento da colheita do pasto.
Outro detalhe interessante é que esta será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, já que brilhará nos céus poucos dias depois do chamado afélio, o ponto da órbita da Terra em que estamos mais afastados da estrela.
Últimas Notícias

Jovem sofre descarga elétrica enquanto trabalhava em obra em Maceió

DEA realiza resgate de homem em situação de vulnerabilidade em área de difícil acesso, em AL

SSP atua de forma integrada para elucidar atentado no Ouro Preto, em Maceió

Polícia conclui inquérito e indicia homem que deu 'voadora' em mulher no interior de Alagoas

Enfermeira morta pelo ex em Fortaleza era amiga da ex-bbb Juliette: "Menina maravilhosa"
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
