Secretaria de Educação reforça ações de proteção em escolas

05/07/2025 15h03
05/07/2025 15h03
Secretaria de Educação reforça ações de proteção em escolas
Educação de Alagoas - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promoveu, na sexta-feira (4), um encontro formativo crucial com gestores, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino das escolas localizadas no Complexo de Ensino do Cepa, em Maceió. A iniciativa reafirma o compromisso da Seduc em fortalecer a cultura de paz e consolidar as unidades da rede estadual como espaços cada vez mais seguros, acolhedores e inclusivos.





A formação teve como foco a aplicação prática dos protocolos institucionais de prevenção e enfrentamento de violências, incluindo racismo e LGBTQIA+fobia nas escolas. Baseado nos fundamentos legais e nas diretrizes da Seduc, o encontro aprofundou o conhecimento sobre os procedimentos de identificação, escuta qualificada, registro e encaminhamento de situações que ameacem o bem-estar e os direitos dos estudantes, fortalecendo a atuação da escola como um verdadeiro espaço protetor.



Prioridade na pauta



Fabiana Dias, superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, abriu o encontro destacando a urgência da pauta.







“É premente abordarmos a temática da escola protetora, que acreditamos ser nossa missão. Este encontro formativo com os gestores da 13ª Regional aborda os três protocolos institucionais da Seduc: o protocolo antirracista, o protocolo anti-LGBTfobia e, ainda, o de enfrentamento a outras formas de violência, conforme a Lei nº 14.811, que engloba o bullying e o cyberbullying", explicou Dias.