Polícia Penal apreende celulares, drogas e armas artesanais em nova fase da Operação Mute em Alagoas

Por Redação com agências 02/07/2025 17h05
Por Redação com agências 02/07/2025 17h05
Polícia Penal apreende celulares, drogas e armas artesanais em nova fase da Operação Mute em Alagoas
Presídio em Maceió - Foto: Reprodução

Durante a 8ª fase da Operação Mute, a Polícia Penal de Alagoas apreendeu diversos materiais ilícitos em unidades prisionais do estado. A operação ocorreu ao longo de três dias de ações intensificadas no sistema prisional, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas e reforçar a segurança nas penitenciárias.

A operação faz parte de uma iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que atua em conjunto com estados de todo o país. Em Alagoas, foram encontrados 15 celulares, 32 carregadores e cabos, fones de ouvido, armas artesanais (conhecidas como espetos), anotações suspeitas, cerca de 300 gramas de substância semelhante à maconha, 300 gramas de “boró” (resíduo de maconha) e 140 gramas de cocaína.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira, destacou a importância da ação: “Além das operações de rotina realizadas pela Polícia Penal, Alagoas participa desse esforço nacional promovido pelo Governo Federal no enfrentamento às facções, contribuindo para manter o controle do sistema prisional e aumentar a segurança da população.”





A Operação Mute é realizada simultaneamente em diversos estados brasileiros e conta com a atuação integrada de policiais penais federais, estaduais e distritais. O foco principal é impedir comunicações ilegais de dentro das unidades prisionais, que muitas vezes servem de base para a coordenação de crimes fora dos presídios.