Secult apoia lançamento de cordel interativo com foco em fé, memória e inclusão no Agreste

Por Redação, com Agência Alagoas 01/07/2025 17h05
Por Redação, com Agência Alagoas 01/07/2025 17h05
Secult apoia lançamento de cordel interativo com foco em fé, memória e inclusão no Agreste
Cordel alagoano une tradição e acessibilidade para conquistar novos leitores - Foto: Divulgação

O escritor alagoano Marcus Vinicius Peixoto da Silva, natural de Arapiraca, lança o cordel “Caminhos de Ferro, Areia e Cobre: Um Legado de Amor e Fé no Coração do Agreste”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

A obra, publicada pela ESG e Tal Ltda., reúne 30 estrofes em septilhas, com métrica em redondilhas maiores, levando o leitor a uma jornada poética que passa por cidades como Mariana (MG), São Paulo, e até a Mongólia, retornando ao Semiárido nordestino. Os temas abordam fé, identidade, resiliência e o valor da memória, com o compromisso de promover inclusão e despertar o interesse de novos leitores.

Com mais de 30 xilogravuras e disponível em versão impressa e digital interativa, acessível inclusive por celular, o cordel será distribuído gratuitamente, com atenção especial à acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, além de jovens em situação de vulnerabilidade.

“Levar histórias a pessoas que enxergam ou ouvem pouco, ou àquelas sem o hábito de leitura é um dever de todos nós e um legado para as próximas gerações – como meu filho, que completará cinco anos em setembro”, explica o autor.

Marcus Vinicius também destaca que valorizar nossa cultura dialogando com estudantes e professores é importante. “Mas ainda podemos fazer mais do que expandir o conhecimento, como engajar jovens e crianças de maneira inovadora, para que eles também passem a apoiar, cada vez mais, a melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis”, reflete Marcus.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, celebrou a iniciativa. “Esse projeto mostra a força da cultura alagoana quando caminha junto com a inovação, a inclusão e o compromisso com a formação de novos leitores. Fico muito feliz em ver a literatura de cordel, tão tradicional, se reinventando para alcançar ainda mais pessoas”, destacou.

A obra já está disponível para acesso gratuito pelo site esgetal.com/cordelcaminhos.