Artista alagoana representa o Brasil em espetáculo internacional sobre mulheres na América Latina

Por Redação, com Agência Alagoas 01/07/2025 16h04
Por Redação, com Agência Alagoas 01/07/2025 16h04
Artista alagoana representa o Brasil em espetáculo internacional sobre mulheres na América Latina
Lisete Farias - Foto: Arthur Celso

A arte alagoana ganha destaque no cenário internacional com a participação da artista Lisete Farias no espetáculo “Mulher Onça” (“Mujer Jaguar”), uma coprodução que une Brasil, Guatemala, Costa Rica e Chile para tratar de um tema urgente e necessário: a violência contra as mulheres.

Fundadora da Escena Circo, Lisete atua como assistente de direção e intérprete na montagem, que será apresentada neste mês de julho na Guatemala, dentro da programação oficial do Ano Ibero-Americano das Artes Cênicas. A obra tem apoio do Fundo Ibero-Americano de Ajuda às Artes Cênicas (Iberescena) e conta com direção da costarriquenha Sol Carballo e trilha do chileno Juan Pastor Palacios.

“Mujer Jaguar” é uma criação inspirada na deusa maia Ixchel e em diversas lendas da América Central e do Sul. A narrativa gira em torno de uma figura mítica — a mulher onça — que se rebela contra as forças colonizadoras para proteger os mais vulneráveis. A obra é uma homenagem às mulheres que, geração após geração, romperam o silêncio e ergueram a voz por justiça e dignidade.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância da presença alagoana no projeto.

“É motivo de orgulho ver Alagoas representada em uma montagem com tamanha relevância social e artística. A trajetória de Lisete Farias inspira e confirma o poder das artes cênicas como instrumento de mudança e de valorização das mulheres em toda a América Latina”, falou.

O espetáculo também conta com a participação de jovens do projeto social Meraki, da Guatemala, que contribuíram para a criação da obra em um processo híbrido — com encontros virtuais e presenciais. As apresentações acontecerão em comunidades com alto índice de violência de gênero, reafirmando o compromisso da produção com o acesso à cultura e à promoção dos direitos humanos.

As apresentações de “Mulher Onça” acontecem nos dias 11 e 14 de julho, na Guatemala. A primeira será realizada no Teatro Municipal de Mixco, na sexta-feira (11), às 9h. Já a segunda ocorre na segunda-feira (14), também às 9h, no Salão Municipal da antiga igreja, localizado na Zona 2 de San José Pinula.

Os interessados podem acompanhar a viagem e o trabalho da artista através dos perfis do Instagram @proyecto_mujerjaguar | @escena_circo | @lisetefarias.