Integração entre odontologia e cardiologia garante segurança cirúrgica a paciente

Quando o aposentado Manuel Josias do Nascimento, de 72 anos, se preparava para uma cirurgia cardíaca, não imaginava que o cuidado com sua saúde bucal seria parte essencial do processo. Morador do bairro Vergel do Lago, em Maceió, ele precisou passar por uma série de procedimentos odontológicos antes de seguir para o centro cirúrgico, numa ação conjunta entre o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e o Hospital do Coração Alagoano, ambos na capital alagoana.
A responsável técnica pela odontologia do HMA, cirurgiã-dentista Paulla Sousa, explica que esse tipo de conduta é parte de um protocolo já bem estabelecido nas duas unidades hospitalares: antes de qualquer cirurgia cardíaca, é obrigatória a avaliação odontológica do paciente. O motivo? A prevenção da endocardite, uma inflamação grave da membrana que reveste o coração, provocada por microorganismos que, muitas vezes, têm origem na cavidade bucal.
“Ao avaliar o paciente Manuel, a equipe percebeu a necessidade de uma intervenção cirúrgica odontológica. Devido à complexidade do caso e à quantidade de elementos dentários comprometidos, firmamos parceria com a equipe odontológica do Hospital do Coração para garantir que ele tivesse o melhor atendimento possível. O Metropolitano ficou responsável pelo acompanhamento pré-cirúrgico, e a equipe de lá assumiu o pós-cirúrgico”, relatou Paulla Sousa.
A solução encontrada foi dividir o tratamento odontológico em quatro tempos cirúrgicos: dois realizados no centro cirúrgico do Hospital do Coração Alagoano e dois no próprio Hospital Metropolitano, com as duas equipes atuando em conjunto. O esforço foi recompensado: esta semana, o tratamento bucal foi concluído, e Manuel foi liberado para realizar a tão esperada cirurgia cardíaca, com mais segurança e menos riscos.
“Trabalhar em equipe é fundamental quando o foco é salvar vidas. A união das especialidades é o que faz a diferença. Neste caso, conseguimos garantir que o paciente possa ser operado sem o risco adicional de uma infecção que poderia ter sido provocada pela condição oral”, afirmou o cirurgião-dentista Paulo César Santana, responsável pela equipe de odontologia do Hospital do Coração Alagoano.
Surpresa Positiva
Para o paciente, o cuidado recebido foi uma surpresa positiva. “Nunca pensei que um problema na boca pudesse atrapalhar meu coração. Mas os dentistas me explicaram tudo, cuidaram de mim com muito carinho. Agora estou mais tranquilo para fazer minha cirurgia. Só tenho a agradecer”, disse Manuel, emocionado.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) em oferecer um atendimento integral, qualificado e articulado em rede. O trabalho conjunto das equipes do Hospital Metropolitano de Alagoas e do Hospital do Coração Alagoano demonstra que a saúde vai muito além da especialidade: ela nasce do olhar humano, atento e integrado sobre cada paciente.
Com o coração preparado e o sorriso renovado, seu Manuel é exemplo de que cuidar da saúde começa pela boca – e vai muito mais além.
Últimas Notícias

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 45 milhões

Jovem é baleado na cabeça próximo a posto de combustíveis em Coité do Nóia

Seleção brasileira assume liderança da Liga das Nações de Vôlei

City humilha a Juventus no Mundial de Clubes e pode cruzar com o Fluminense nas quartas

Seleção feminina fecha preparação para jogo contra França nesta sexta
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa Junina no Complexo Tarcizo Freire

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
