Governo de Alagoas entrega 600 documentos a pessoas com deficiência e autismo

Por Redação com Agência Alagoas 19/06/2025 15h03
Por Redação com Agência Alagoas 19/06/2025 15h03
Governo de Alagoas entrega 600 documentos a pessoas com deficiência e autismo
A solenidade ocorreu no auditório da Justiça Federal, nessa quarta-feira (18) - Foto: Ascom Secdef

O Governo de Alagoas entregou, nessa quarta-feira (18), mais de 600 documentos, entre Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Cartões de Identificação da Pessoa com Deficiência (PcD). A solenidade ocorreu no auditório da Justiça Federal.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), a ação marcou as celebrações do Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho. A entrega dos documentos continuará ao longo dos próximos meses, com os cartões sendo encaminhados às Centrais Já e aos municípios.

O objetivo é facilitar o acesso aos serviços e assegurar, de forma eficiente, os direitos e a inclusão das pessoas com autismo ou deficiência. A expectativa é de que todos os documentos sejam entregues até o mês que vem.

A secretária da Secdef, Tereza Nelma, destacou a importância da CIPTEA para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “A CIPTEA, emitida pela Secdef, garante atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social”, afirmou.

O superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência da Secdef, Julius Egon Schwartz, explicou que a entrega dos cartões faz parte das políticas públicas implementadas pelo Estado, que visam garantir os direitos fundamentais, a cidadania e a dignidade das pessoas com deficiência.

“A entrega desses documentos demonstra o empenho do Governo do Estado, por meio da Secdef, em construir políticas mais inclusivas e acessíveis”, declarou.

A solicitação dos cartões pode ser feita pela própria pessoa com autismo ou deficiência, ou por seu representante legal. “A carteira é solicitada e, somente após a validação dos documentos enviados, é realizada a emissão”, completou Julius.

Feira PcD

Além da emissão dos documentos, a ação também contou com a participação de famílias atípicas na Feira de Empreendedorismo PcD, além da realização do Ciclo de Palestras “Autismo, Políticas Públicas e Qualidade de Vida: Saberes para uma Vida Plena”, em alusão ao Dia do Orgulho Autista.