Sesau reforça importância de se vacinar contra a Influenza devido a quadra chuvosa

Por Assessoria 27/05/2025 16h04
Por Assessoria 27/05/2025 16h04
Sesau reforça importância de se vacinar contra a Influenza devido a quadra chuvosa
Vacinação em Alagoas - Foto: Carla Cleto

Com a chegada da quadra chuvosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra a Influenza. A estação, caracterizada por chuvas intensas e maior umidade, favorece a circulação de vírus respiratórios, aumentando o risco de surtos e agravamentos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Este ano, o público-alvo da campanha foi ampliado e está liberado para todos os alagoanos a partir dos seis meses de vida. Anteriormente, as doses dos imunizantes eram exclusivas para grupos prioritários, que incluíam gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, idosos a partir de 60 anos, pessoas em situação de rua.



A ampliação do público busca aumentar a cobertura vacinal e reduzir o número de internações e óbitos causados pela gripe e suas complicações. “A ampliação da vacina é uma forma de prevenir a circulação do vírus. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 90% do público-alvo”, enfatizou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a enfermeira Rafaela Siqueira.



Vacina Eficaz



O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a importância da vacinação, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios. “A vacina contra a Influenza é segura e eficaz. Sua aplicação é fundamental para proteger a saúde individual e coletiva, principalmente nesse período em que as infecções respiratórias tendem a aumentar. Por isso, reforçamos que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se vacine”, conscientizou o gestor da Sesau.



A vacina disponibilizada na rede pública protege contra as principais cepas do vírus Influenza que estão em circulação no Brasil, incluindo o H1N1, H3N2 e Influenza B. Para se vacinar, basta comparecer a um dos Postos de Vacinação fixos ou volantes, indicados pelas secretarias municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos.







No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação para o registro da dose do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), e não pode estar apresentando sintomas gripais.



Influenza



A Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada por um vírus com grande potencial de transmissão. Muitas vezes confundida com um resfriado comum, pode evoluir para quadros graves como pneumonia, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, a vacinação é considerada a principal estratégia de prevenção.



Dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) do Ministério da Saúde apontam que, este ano, no período de janeiro a abril, foram notificados 15 casos de Influenza e nenhuma morte, contra 168 casos e 29 óbitos no mesmo período do ano passado. Em todo o ano passado foram registrados 228 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em Alagoas e 52 mortes.



Além da vacina, como prevenção da Influenza é recomendado manter hábitos de higiene, como lavar frequentemente as mãos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e evitar locais fechados e com aglomerações, sempre que possível. Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, apontam que, até esta terça-feira (27), foram vacinados 369.234 idosos, gestantes e crianças, o que representa uma cobertura vacinal de 32,45%, uma vez que o número a ser atingido corresponde a 731.040 pessoas nestes três grupos