Chuvas, falta de energia e problemas mecânicos afetam abastecimento de 9 municípios da Zona da Mata e litoral

Por Redação com Agência Alagoas 18/05/2025 16h04
Por Redação com Agência Alagoas 18/05/2025 16h04
Chuvas, falta de energia e problemas mecânicos afetam abastecimento de 9 municípios da Zona da Mata e litoral
Água na torneira é o sonho de milhões - Foto: Clau Soares

Nove municípios da Zona da Mata e do litoral de Alagoas enfrentam, neste domingo (18), deficiência no abastecimento de água devido às chuvas intensas, falta de energia elétrica e problemas mecânicos. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está atuando em todas as localidades afetadas com o objetivo de restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível.

A situação mais crítica ocorre em Porto de Pedras, onde a Estação de Tratamento de Água (ETA) está com as atividades paralisadas desde as 7h30 de sábado (17), em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Casal já acionou a Equatorial e aguarda o retorno da energia para retomar a produção de água na unidade.

Nos municípios de Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Anadia, os mananciais foram afetados pelas chuvas, o que elevaram o nível de turbidez da água bruta. Esta ocorrência comprometeu o processo de tratamento e exigiu a suspensão temporária da captação.

Em Colônia, a ETA está com as operações suspensas desde as 20h50 de sábado (17). Em Passo de Camaragibe, a estação que abastece a zona urbana está parada desde as 6h30 deste domingo (18). Em Anadia, a produção de água foi interrompida às 8h da manhã. Já em Ibateguara, o Sistema Severo, responsável por parte do abastecimento da cidade, está paralisado desde as 4h da madrugada.

Em todas essas cidades afetadas pelas chuvas, as equipes da Casal seguem monitorando a qualidade da água e retomarão a captação assim que for possível e seguro, assegurando a qualidade da água fornecida à população.

Além disso, outros quatro municípios enfrentam problemas por causas mecânicas. Materiais sólidos e detritos carreados pelas chuvas obstruíram o crivo dos conjuntos motobombas que enviam água para Jacuípe, Capela, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe. Tão logo o mau tempo melhore, a Companhia executará a limpeza do equipamento o mais breve possível.

O crivo (também chamado de peneira ou grade de sucção) tem como função filtrar e impedir que objetos grandes (como folhas, galhos, barro, pedras, areia ou lixo) entrem na bomba e danifiquem seu funcionamento.

Em todas as localidades que estão com o fornecimento de água irregular, após o tratamento realizado pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição. A Companhia segue empenhada em solucionar todas as ocorrências com agilidade e agradece a compreensão da população.

Outras ocorrências

As fortes chuvas também interromperam as atividades dos sistemas Mata do Rolo, em Rio Largo, Cachoeira, em Murici, e Osório, em Messias. O aumento da turbidez da água nos mananciais utilizados pela Casal comprometeu o processo de tratamento, podendo deixar o abastecimento deficiente em algumas regiões desses municípios.

A equipe técnica da Casal está monitorando a qualidade da água e, tão logo seja possível e seguro dentro dos padrões técnicos, a captação será retomada. Após o tratamento, a água é repassada à concessionária BRK Alagoas, responsável pela distribuição aos moradores das localidades afetadas.

Em Rio Largo, os bairros impactados incluem Mata do Rolo, Centro, Cachoeira, Alto do Ginásio, Mutirão, Alto São Miguel e Lourenço de Albuquerque. Já em Messias, os locais atingidos são os bairros Jarbas Maia, Ares Central, Teotônio Vilela e parte do Centro. Em Murici, o fornecimento pode ficar comprometido nos conjuntos Pedro Tenório e Olavo de Calheiros.