Aos 89 anos, morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

Por Redação com agências 13/05/2025 16h04
Por Redação com agências 13/05/2025 16h04
Aos 89 anos, morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Pepe Mujica - Foto: SOPA Images /GettyImages

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A confirmação da morte foi feita pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi, seu aliado político e afilhado ideológico.

A causa oficial do falecimento ainda não foi divulgada. Em abril de 2024, Mujica revelou publicamente, durante uma coletiva de imprensa, que havia sido diagnosticado com um tumor no esôfago após realizar um check-up médico. O ex-presidente também convivia há anos com uma doença autoimune que comprometia o funcionamento dos rins.

No último domingo (11), Orsi já havia comentado sobre a delicada condição de saúde de Mujica em entrevista ao jornal argentino Tiempo, afirmando que o ex-líder vivia um “momento crítico”. “Estamos tentando protegê-lo e impedi-lo de fazer coisas que possam prejudicá-lo. Algumas ações recentes parecem tê-lo afetado”, declarou o presidente na ocasião.

Figura emblemática da esquerda latino-americana, Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e era admirado internacionalmente por seu estilo de vida simples e discurso em defesa da justiça social e dos direitos humanos.

O país deve decretar luto oficial nos próximos dias.