Famílias hipossuficientes obtêm registros gratuitos em Maceió

Adriely Soares da Silva e os filhos Melinda Vitória Soares Araújo e Benjamin Brayam Soares Araújo obtiveram registros civis, durante a campanha Registre-se!, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve continuidade nesta terça-feira (13), na Escola Municipal Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, em Maceió.
A dona de casa e o esposo Maik dos Santos Araújo, que residem no Vergel do Lago, disseram que os registros já estavam em más condições e que, em virtude disso, os filhos já haviam sido impedidos de utilizar alguns serviços. A demora em regularizar os documentos foi justamente a falta de recursos para custear as três certidões de nascimento em cartório.
“Essa oportunidade surgiu em um bom momento, porque a gente não teria condições de pagar por essas certidões de nascimento”, disse Maik dos Santos. “Eu fiz os pedidos no primeiro dia da campanha e só pude vir buscar hoje. Quando cheguei aqui com os meus filhos, fui atendida de forma rápida”, disse a mãe dos pequenos Benjamin, Melinda e Nooaah.
Quem também se beneficiou da campanha foi a marisqueira Mariana da Silva Meneses. Ela e os filhos, Isaac Estêvão Jorge Meneses de Sousa e Jarmelino Havile Meneses de Souza, que residem no Vergel do Lago, saíram da campanha Registre-se! com os documentos em mãos.
“Além dos registros civis, que estavam se rasgando todo, também tirei o CPF de um dos meus filhos aqui na campanha. Eu não teria condições de pagar por esses documentos, porque a única coisa que eu faço é trabalhar com sururu. O serviço aqui foi muito rápido”, comentou.
Em Alagoas, a campanha Registre-se! é coordenada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, com o auxílio da juíza da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Laila Kerckhoff. Além do Tribunal de Justiça (TJAL), a ação também conta com o apoio de diversas instituições públicas. Confira todos os serviços aqui.
“O registro civil é um passaporte para a garantia de uma série de direitos; e se a cidadania é um direito de todos, o compromisso em garanti-la aos mais vulneráveis é de todas as instituições públicas que têm como finalidade a inclusão social dos que mais precisam”, ratificou Celyrio Adamastor.
Girau do Ponciano e Feira GrandeNesta quarta-feira (14), serão entregues registros civis, RG e CPF aos reeducandos do Presídio do Agreste, das 8h às 12h. Já nos dias 15 e 16 de maio, a campanha leva todos os serviços para Feira Grande, no Ginásio poliesportivo Jair Carvalho de Lira, na Rua Boa Vista, nº 385, onde a população será beneficiada, em especial os povos indígenas, que poderão emitir a Certidão de Exercício de Atividade Rural - Indígena (CEAR), documento fundamental para a aposentadoria rural e acesso a outros benefícios.
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha Registre-se! ocorrerá em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ela será realizada pelas justiças estadual e federal com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica para todos os brasileiros. A edição deste ano dará atenção especial aos indígenas, às pessoas em situação de rua, à população carcerária e aos refugiados.
Últimas Notícias

Criança de 2 anos é encontrada morta com sinais de violência dentro de residência, em Alagoas

Papa Leão XIV cria perfil no Instagram; 'segue aí', diz Vaticano

Sistema Coletivo do Agreste passa por manutenção preventiva e municípios do interior ficam sem água nos dias 20 e 21

Serfi promove rodada de negócios na maior feira de supermercados da América Latina

Seleção feminina tem voltas de alagoana Marta e Debinha para amistosos em São Paulo
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
