Secretaria de Saúde de Penedo orienta estudantes da rede pública sobre saúde mental

Por Redação, com Assessoria 09/05/2025 07h07
Por Redação, com Assessoria 09/05/2025 07h07
Secretaria de Saúde de Penedo orienta estudantes da rede pública sobre saúde mental
Secretaria de Saúde de Penedo orienta estudantes da rede pública sobre saúde mental - Foto: Gabriela Flores

O Cine Penedo foi palco de mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta quarta-feira (07), 150 crianças e adolescentes foram orientadas sobre saúde mental durante palestra com o psicólogo Ihago Barros.

Estudantes também receberam panfletos informativos e assistiram vídeos que retratam sobre a importância de uma boa relação com amigos e familiares para fortalecer a saúde emocional, além de garantir bom sono, ter boa alimentação e praticar atividades físicas.

“Hoje viemos falar sobre saúde mental na fase da infância e da adolescência. Temos que conscientizar para ter um olhar mais delicado para essas fases, pois são elas que tornam um adulto saudável. Os jovens precisam sentir as emoções e saber como lidar com elas, por isso uma rede de apoio nessa fase é importante”, disse Ihago.

A saúde mental é um estado de bem-estar que permite que as pessoas lidem com estresses, aprendam e trabalharem adequadamente, além de contribuir positivamente para a sua comunidade. Não é apenas a ausência de doença mental, envolve a capacidade de se sentir bem consigo mesmo e com os outros, aceitando as exigências do dia a dia.

Casos de ansiedade, depressão e estresse estão cada vez mais comuns, principalmente em jovens, então é fundamental estar atento e buscar ajudar de um profissional. Em Penedo, consultas com psicólogos podem ser agendadas pelos postos de saúde.