Mulher se revolta com demora em atendimento e destrói UBS no Benedito Bentes, em Maceió

Por Redação com agências 29/04/2025 13h01
Por Redação com agências 29/04/2025 13h01
Mulher se revolta com demora em atendimento e destrói UBS no Benedito Bentes, em Maceió
Paciente quebra tudo em unidade hospitalar - Foto: Reprodução

Um ato de revolta causado por insatisfação com o sistema de agendamento de consultas resultou em tumulto e depredação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar de Almeida Lins, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió. O fato aconteceu na manhã desta terça-feira (29).

Segundo relatos de testemunhas e vídeos gravados por outros usuários da unidade, uma mulher se exaltou após horas de espera por atendimento e quebrou equipamentos da recepção, como monitores, peças de computadores, vidros e até uma televisão. Em uma das imagens, é possível vê-la discutindo com uma pessoa e forçando a entrada em um consultório com um chute.

Durante o desabafo, a paciente exibe um caderno com os nomes de pessoas que aguardavam consulta desde a madrugada. “Olha aqui a listinha que não serve pra nada. Olha como eles fazem a gente de besta”, reclama em frente às câmeras de celulares.

Apesar das tentativas de funcionários e usuários para contê-la, a mulher não foi controlada e a Polícia Militar precisou ser acionada. Ela foi detida no local. Devido aos danos, os atendimentos na unidade foram suspensos temporariamente até que os reparos necessários sejam realizados.

Posicionamento da Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió lamentou o episódio e reforçou que todos os agendamentos das unidades municipais devem ser feitos por meio do sistema “Pronto”, que registra uma média de 3 mil solicitações diárias. Segundo o órgão, o sistema está em constante atualização para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários da rede pública.