Celebrando a cultura afro-indígena, Festival Tabuleiro Cultural realiza programação cultural gratuita em Maceió

Por Redação, com Assessoria 29/04/2025 12h12
Por Redação, com Assessoria 29/04/2025 12h12
Celebrando a cultura afro-indígena, Festival Tabuleiro Cultural realiza programação cultural gratuita em Maceió
Banda Reação - Foto: Divulgação

Nos dias 09 de 10 de maio acontece a primeira edição do Festival Tabuleiro Cultural, no Conjunto Dubeaux Leão, no bairro do Tabuleiro do Martins em Maceió. Unindo arte, educação e cidadania, a programação conta com shows, cineclube, intervenções artísticas, oficinas formativas e feiras.

Com o intuito de descentralizar ações culturais da região da orla marítima de Maceió, o evento propõe programação diversa na parte alta da cidade, pensada e realizada por profissionais, artistas e oficineiros que residem em bairros desta região da capital, fomentando a cultura afro-indigena e empoderando jovens através de atividades educativas que discutem raça, cultura e empreendedorismo.

O Festival Tabuleiro Cultural iniciou no mês de abril na Escola Irene Garrido, os alunos participaram de dois ciclos formativos com a oficina de percussão ministrada por Wagner Galvão e Cris Montenegro e a oficina de capoeira conduzida pelo Contramestre Pelicano do Grupo Raça. A culminância dessas formações acontecem dentro da programação cultural do evento.

Na sexta-feira (09) a Escola Irene Garrido recebe nos turnos matutino, vespertino e noturno rodas de conversa, cineclube com exibição de curtas-metragens e intervenção artística. Parte da programação acontece na Praça Ricardo Lessa com a Feira Agroecológica Novo Jardim e apresentação do Trio Xote da Alegria.

Já no sábado (10) todas as atividades acontecem na Praça Ricardo Lessa a partir das 13h com as apresentações de percussão e capoeira desenvolvidas por alunos da rede pública de ensino, a roda de conversa “Juventude, Racismo e a Cultura Afro”, Feira Agroecológica Novo Jardim e Perifeirinha. Em seguida a praça vira palco e recebe shows de grandes nomes do reggae e rap
nordestinos: DJ Waliston (AL), Ariely Oliveira & Mary Alves (AL), AL-Dub & Convidados (AL), Nação Palmares (AL) e Reação (SE).

O Festival Tabuleiro Cultural é uma realização da PARACURI - Cultura, Formação e Comunicação Afro-Amerindio com recursos financeiros provenientes da Emenda Parlamentar nº 29730006 do Deputado Paulão, através do Termo de Fomento nº 960233/2024 firmado com Ministério da Cultura.

Programação: Festival Tabuleiro Cultural

09 de maio (sexta-feira), na Escola Irene Garrido

Nos turnos matutino, vespertino e noturno

● Rodas de Conversa: “Letramento Racial” com Ari Consciência; “Empoderamento social e feminino por meio da cultura hip-hop” com Alyne Sakura e “Afro-empreendedorismo criativo em territórios vulneráveis” com Dayse Lins.

● Cineclube com exibição de curtas-metragens: Clipe “Guerreiros” da banda Nação Palmares; “Abriram uma cova no meu coração” de Arthur Ulisses; “As minas do Rap” de Juliana Vicente.

● Intervenção cultural e performance com Gi Silva.

09 de maio (sexta-feira), na Praça Ricardo Lessa

● Feira Agroecológica Novo Jardim, a partir das 07h.

● Palco aberto, às 14h.

● Apresentação cultural, às 20h: Show do Trio Pé de Serra Xote Alegria.

10 de maio (sábado), na Praça Ricardo Lessa

● Feira Agroecológica e Periferinha, a partir das 07h.

● Culminância das oficinas educativas com apresentações de percussão e capoeira, às 13h.

● Roda de Conversa “Juventude, Racismo e a Cultura Afro”, às 14h.

● Set DJ com DJ Waliston, às 15h.

● Show com Ariely Oliveira & Mary Alves, às 16h.

● Show com a banda AL-Dub & Convidados, às 17h.

● Show com a banda Nação Palmares, às 18h.

● Show com a banda Reação, às 20h.

Mary Alves e Arielly