Pároco Daniel explica por que o Papa Francisco aparece com vestes vermelhas em imagem divulgada pelo Vaticano

Por Redação 22/04/2025 11h11 - Atualizado em 22/04/2025 13h01
Por Redação 22/04/2025 11h11 Atualizado em 22/04/2025 13h01
Pároco Daniel explica por que o Papa Francisco aparece com vestes vermelhas em imagem divulgada pelo Vaticano
Imagem do papa em caixão - Foto: Associated Press

Após o Vaticano divulgar as primeiras imagens do Papa Francisco em um caixão nesta terça-feira, 22, muitas pessoas ficaram curiosas sobre a vestimenta colocada no pontífice, na cor vermelha.

O Já é Notícia conversou com o padre Daniel, pároco da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, e ele explicou a escolha da cor.

"Representa acima de tudo o martírio, a entrega, a doação da vida. Essa cor vermelha, dentro da tradição da igreja, representa justamente isso. Na liturgia, por exemplo, a igreja usa o vermelho quando celebra a Paixão de Cristo. Quem foi à Sexta-Feira da Paixão vai se recordar que o padre usou a cor vermelha, justamente porque o vermelho na liturgia significa o martírio, o sangue derramado, a vida doada, o amor, o sacrifício".

"O papa, como as demais pessoas da igreja, os santos dos primeiros séculos, eles doaram a sua vida em favor de Cristo, em favor da igreja, então esse vermelho é traduzido dentro desse aspecto da entrega e do sacrifício", completa.

Além da celebração da Paixão de Cristo, o vermelho também é utilizado pela igreja nas celebrações litúrgicas de mártires e Domingo de Ramos. Veja informações sobre os elementos presentes nas imagens divulgadas nesta manhã:

Caixão do papa: feito de madeira e com revestimento de zinco;
Casula: veste litúrgica do papa Francisco;
Mitra: chapéu;
Na mão do papa: um terço e seu anel de bispo;
Local do velório: Capela da Casa de Santa Marta, residência oficial do papa.