Muito além do jejum: veja algumas tradições mantidas para celebrar a Semana Santa

Por Redação 17/04/2025 19h07 - Atualizado em 17/04/2025 21h09
Por Redação 17/04/2025 19h07 Atualizado em 17/04/2025 21h09
Muito além do jejum: veja algumas tradições mantidas para celebrar a Semana Santa
Missa de Lava pés - Foto: JL Rosa

Há mais de dois mil anos a Igreja Católica celebra a Semana Santa, período em que os cristãos recordam os últimos dias de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição. Muito além do jejum e da abstinência de carne, essa semana é marcada por ritos profundos de fé, silêncio, respeito e também por tradições culturais que resistem ao tempo — passadas de geração em geração, especialmente nas cidades do interior.

Em diversas famílias, a Semana Santa ainda é celebrada com forte carga simbólica e espiritual. Práticas como cobrir espelhos e imagens de santos, manter o silêncio nas casas, evitar demonstrações de vaidade e pedir bênçãos de joelhos aos mais velhos continuam vivas. Esses costumes, que vão além da doutrina oficial da Igreja, compõem um vasto repertório cultural construído ao longo de séculos e transmitido pela sabedoria popular.

Essas tradições populares, muitas vezes ensinadas desde a infância, como “aprendi com meus avós”, ganham novos significados ao longo do tempo. Segundo estudiosos da Antropologia, a cultura é fruto do acúmulo de saberes e vivências coletivas. No caso da Semana Santa, trata-se de um espírito comunitário que perpassa famílias e comunidades inteiras.

Celebrações religiosas e atividades culturais

A Semana Santa também é marcada por momentos litúrgicos profundos, como a Missa da Ceia do Senhor, a Procissão do Círio Pascal, a Vigília Pascal e as encenações da Paixão de Cristo. Durante esses dias, as igrejas mantêm seus altares desnudos, o clima é de silêncio e reflexão. No domingo que antecede a Pascoa, a Igreja realiza a Missa de Ramos, nos dias seguintes, como na quinta-feira Santa, são realizadas as Missas dos Óleos do Crisma e do Lava Pés.

Na sexta-feira Santa é realizada a Procissão do Senhor Morto. No sábado, há a Vigília Pascal e a Missa de Aleluia. Já no Domingo de Páscoa, a celebração da ressurreição traz alegria e renovação.