Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início em Alagoas

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada em Alagoas na segunda-feira (7) e a primeira remessa de imunizantes já está assegurada. Isso porque o Ministério da Saúde já enviou ao Estado 316 mil doses do imunizante, que já está disponível nos 102 municípios alagoanos.
O imunizante disponibilizado este ano protege a população contra as principais cepas H1N1, H3N2 e o B. A exemplo dos anos anteriores, a meta da Campanha de Vacinação contra a Influenza é de 90% do público-alvo. Para se vacinar, basta comparecer ao posto municipal mais próximo do local de residência, portando o Cartão de Vacinação.
Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI) o público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior.
Também integram o grupo de pessoas a serem vacinadas, os indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
As pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) integram o grupo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Estado de imunidade
De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a Campanha de Vacinação contra a Influenza visa criar um estado de imunidade coletiva, impedindo a circulação do vírus.
“As pessoas devem procurar os postos de vacinação, espalhados pelos 102 municípios, e receber sua vacina. Esse gesto garante a segurança clínica de quem é vacinado e de toda a sociedade”, reforça a enfermeira.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembra que as vacinas são seguras e essenciais para a saúde de todos.
“O Brasil é renomado internacionalmente por seu sistema de distribuição de vacinas, através do SUS [Sistema Único de Saúde] e a população deve responder ao chamado e se vacinar, pois este é um gesto de cidadania e cuidado com o próximo e com a própria vida”, destacou o gestor da saúde estadual.
Dados
Conforme dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados 228 casos e 52 mortes por Influenza. Já este ano, foram notificados cinco casos e nenhuma morte.
Últimas Notícias

Após asilo, esposa de ex-presidente do Peru chega ao Brasil

São Paulo recebe próximo jogo da seleção pelas Eliminatórias

Bombeiros procuram por três desaparecidos após naufrágio no Rio

Hospital de Emergência do Agreste realiza Paixão de Cristo e atividades infantis em celebração da Páscoa

Emprega Mais Alagoas ultrapassa a marca de 1,3 mil trabalhadores capacitados
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
