Influenciador Carlinhos Maia é flagrado em área de desova de tartarugas e Biota denuncia o uso de quadriciclos

Por Redação com agências 02/04/2025 16h04
Por Redação com agências 02/04/2025 16h04
Influenciador Carlinhos Maia é flagrado em área de desova de tartarugas e Biota denuncia o uso de quadriciclos
ICMbio se manifesta contra influenciadores - Foto: Reprodução

O Instituto Biota de Conservação denunciou, nesta quarta-feira (2), a circulação indevida de quadriciclos em áreas de desova de tartarugas marinhas no litoral sul de Alagoas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o influenciador digital Carlinhos Maia e seu marido, Lucas Guimarães, conduzindo os veículos na faixa de areia da praia.

De acordo com o Biota, marcas de quadriciclos já haviam sido identificadas há algum tempo entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia, região monitorada pela Reserva Extrativista Lagoas de Jequiá, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


A circulação de veículos motorizados em praias da zona costeira de Alagoas é proibida por uma resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM/AL), vigente desde julho de 2016. A norma tem como objetivo preservar os ecossistemas locais e proteger espécies ameaçadas, como as tartarugas marinhas. Apenas veículos oficiais em serviço, atividades licenciadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e operações de resgate da fauna estão autorizados a transitar nessas áreas. O descumprimento da regra pode gerar sanções.

Diante da situação, o Instituto Biota informou que tomará as medidas cabíveis, formalizando a denúncia junto aos órgãos competentes. Até o momento, nem o IMA nem a assessoria dos influenciadores se manifestaram sobre o caso.