Senador democrata discursa por mais de 22 horas seguidas contra Trump

Por Redação com CBN 01/04/2025 19h07
Por Redação com CBN 01/04/2025 19h07
Senador democrata discursa por mais de 22 horas seguidas contra Trump
Senador Cory Booker no Senado americano - Foto: Reprodução

Desde o fim da noite dessa segunda-feira (31) -- às 20h do horário de Brasília -- , o senador democrata Cory Booker faz um discurso no plenário do Senado nos Estados Unidos contra as medidas do presidente Donald Trump. Entre as diversas críticas, ele afirmou que é 'grave e urgente' o que o governo do republicano representa para a democracia americana.

Booker ainda criticou os cortes de gastos do governo, a tentativa de abolir o Departamento de Educação, de controlar o sistema judicial, além das remoções de pessoas dos EUA que se manifestam contra o governo.

Ao longo das mais de 20 horas em que está no local, o discurso foi apoiado por um texto com citações de políticos americanos, além de outros trechos de artigos de jornais.

'Eles estão tentando acabar com programas dos quais quase um terço do nosso país depende — tudo para pagar cortes de impostos para bilionários e corporações. [Donald] Trump e [ Elon] Musk precisam manter as mãos longe de dinheiro que não lhes pertence', disse em determinado momento.

Ele, aliás, que contou com a ajuda de outros colegas democratas para não sair da tribuna. Os colegas democratas fizeram perguntas que permitiam ele dar uma pausa na fala, especialmente para beber água, mas sem ceder a palavra para outro político.

O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, elogiou Booker por sua 'força e convicção'.

'Você está falando hoje à noite para levantar todas essas desigualdades que prejudicarão as pessoas, que prejudicarão muito a classe média, que prejudicarão muito os pobres, que prejudicarão a América, prejudicarão nossas condições fiscais, como você documenta', comentou durante a pertunga.