Jornalista denuncia ataques racistas em delegacia especializada

A jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denunciou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) os ataques racistas e ameaças que recebeu nas redes sociais da emissora e também em seus perfis pessoais. O depoimento e as provas foram apresentados na tarde desta sexta-feira (28) na delegacia.
Os autores dos ataques e ameaças poderão ser punidos civilmente (ação de dano moral) e criminalmente (racismo e injúria com motivo racial).
“Discurso de ódio nas redes sociais é meu objeto de estudo. Eu tenho um livro sobre isso, inclusive”, lembra Luciana.
“Hoje, no entanto, eu saí do campo da análise e do estudo e segui para uma frente igualmente importante, a denúncia. Nem todo mundo quer aprender com o letramento racial. Para esses, tem que haver a punição da lei.”
Para o advogado da jornalista, Fabiano Machado da Rosa, é fundamental a iniciativa de fazer a queixa na polícia.
“O cenário não muda porque as pessoas não denunciam. Mas pessoas públicas estão indo atrás dos seus direitos.”
Outras medidas judiciais
Além da iniciativa particular da jornalista, os autores dos ataques poderão ser acionados pelas medidas judiciais já tomadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Luciana Barreto é autora do livro Discursos de ódio contra negros nas redes sociais (editora Pallas, 2023); e mestre em relações étnico-raciais. A apresentadora é ganhadora de diferentes prêmios e há mais de uma década é reconhecida uma Mulher Inspiradora (Think Olga).
Últimas Notícias

Identificadas vítimas fatais de acidente entre carros na AL 115; quarta vítima morreu no Hospital de Emergência em Arapiraca

Preço dos remédios sobe: novo teto de reajuste entra em vigor hoje

Sine Maceió divulga mais de 400 vagas de emprego

Homem é preso por tráfico ao ser flagrado com crack e dinheiro, em Arapiraca

Ex-juíza de Alagoas, Lorena Sotto-Mayor é internada em estado gravíssimo com leucemia aguda
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz
