Três alunas da Rede Pública Estadual vão representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

Após votação popular, três estudantes da Rede Estadual foram selecionadas para representar o estado na etapa nacional do programa Parlamento Juvenil do Mercosul, o qual acontece em Brasília, em julho. Após a etapa nacional, a delegação brasileira segue para Foz do Iguaçu, onde, de 11 a 13 de agosto, onde acontece a etapa internacional do programa, que reunirá jovens dos países membros do Mercosul para a discussão de temas como mudanças climáticas, diversidade e inclusão educacional.
Rumo ao PJM
Com 558 votos, Abelly Rayssa Dias Gomes (Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió), alcançou o primeiro lugar com o projeto “Escolas Esponjas” no enfrentamento das mudanças climáticas: mobilização estudantil e comunitária para a sustentabilidade”.
“Toda a experiência foi muito gratificante e desafiadora, me fez desenvolver mais a minha comunicação. Visitei as salas da minha escola, o Colégio da Polícia Militar – Unidade Maceió, e fiz uma visita à Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa “, relata.
Em 2024, Abelly participou do Daqui pra o Mundo, programa de intercâmbio que levou estudantes da Rede Estadual para a Inglaterra. Ela frisa a importância que as visitas em outras escolas teve na sua trajetória.
“Ter esse tipo de contato com esses alunos foi muito bom, pois pude explicar esses projetos e incentivá-los a participarem também nas próximas edições. Cheguei até a visitar turmas do ensino fundamental e foi incrível vê-los tão animados, vendo como poderiam ter essas experiências de aprendizagem e viagem para vários lugares através do estudo e de iniciativas públicas como essas”, destaca.
Em segundo lugar, com 163 votos, ficou Maria Eduarda Souza Silva , da Escola Estadual Maria Liége de Albuquerque Tavares, de Junqueiro, com o projeto “Caminhos para a sustentabilidade: implementação de compostagem de resíduos e horta escolar no desenvolvimento da educação ambiental”.
Com o objetivo de seguir a área da comunicação, a estudante relata como acredita que a experiência a trará inúmeros aprendizados para o caminho que deseja seguir.
“Eu creio que participar do PJM vai abrir muitas áreas de aprendizado, como a política e o debate de assuntos importantes da sociedade. Então a oportunidade de ir e de representar minha cidade, Junqueiro, será transformadora” ressalta Maria.
E em terceiro lugar, com o projeto “Lima Castro, uma escola energeticamente autônoma” e 158 votos, ficou Carla Tawany Ferreira dos Santos , da Escola Estadual Professor Lima Castro, de Coruripe.
Ela diz que sua participação, enquanto estudante, será uma experiência marcante em sua formação, buscando novos conhecimentos e perspectivas de mundo. “Creio que essa experiência influenciará minhas decisões futuras, pois a formação adquirida será carregada com amor e me capacitará para melhorias contínuas”, estima.
Sobre o PJM
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.
A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. Podem participar estudantes de escolas públicas que frequentaram regularmente, no ano de 2024, a 1a ou 2a série do ensino médio, das modalidades ou do ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede municipal, distrital e estadual de educação. O tema do projeto é “A integração regional e as mudanças climáticas”.
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