Imposto de Renda: prazo para entregar declaração começa agora em março

A Receita Federal ainda não divulgou o calendário do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário 2024, mas, se for confirmado o mesmo calendário de anos anteriores, os contribuintes poderão fazer a declaração a partir de 17 de março de 2025. A data-limite costuma ser 31 de maio de cada ano.
A Receita trabalha nos últimos ajustes para divulgar o calendário oficial e as regras válidas para este ano, como a atualização dos critérios para saber se será necessário declarar ao Fisco.
No ano passado, quem tinha recebido mais de R$ 30.639,90 de renda tributável no ano de 2023 (em salário, aposentadoria, aluguéis ou outras fontes tributáveis) precisou declarar.
O anúncio das regras de 2025 deverá ser feito ainda nesta primeira quinzena do mês de março.
Lista de documentos
O contribuinte já deve começar a se preparar para a entrega da próxima declaração de Imposto de Renda, reunindo alguns documentos pessoais e cadastrais, como CPF de dependentes, alimentandos e do cônjuge e os extratos bancários de contas e aplicações.
As empresas e os órgãos públicos tinham até a última sexta-feira (28/2) para entregarem o relatório com informações sobre o rendimento dos funcionários e servidores públicos. É importante verificar se o informe de rendimentos foi entregue corretamente.
Também é recomendado ter em mãos o recibo da última declaração, que pode ter sido salvo em PDF no programa de declaração do ano anterior ou impresso. Caso não encontre o recibo, é possível pedir a segunda via no site da Receita Federal, por meio da conta gov.br.
Notas fiscais e/ou recibos de gastos com educação, procedimentos médicos, odontológicos e de presidência privadatambém devem ser reunidos, pois eles podem amortizar a base de cálculo do Imposto de Renda.
As transações de compra e venda de bens como imóveis, automóveis, avião, embarcações etc. também devem ser informadas à Receita.
Por fim, o contribuinte não deve esquecer de registrar doações e pagamento de pensões alimentícias.
Em 2024, foram entregues 42,4 milhões de declarações do IR dentro do prazo, o que representou aumento de 102,9% em relação ao número de 2023. Naquele ano, foi concedido prazo especial para os moradores do Rio Grande do Sul, por causa das enchentes que afetaram praticamente todos os municípios do estado.
Foram pagos cinco lotes da restituição do Imposto de Renda, nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. Além da ordem de entrega do documento, há prioridade para o recebimento da restituição pessoas com 60 anos ou mais, quem estiver acometido por doença grave e aqueles que tenham o magistério como a principal fonte de renda. A Receita Federal também prioriza as pessoas que optam pelo recebimento via Pix.
Últimas Notícias

PM prende homem ao flagrá-lo com espingardas em residência no bairro Senador Nilo Coelho

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça na zona rural de Limoeiro de Anadia

Felipe Neto diz que será pré-candidato à presidência da República

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
