Morre James Harrison, o 'Homem do Sangue Dourado' que salvou milhões de bebês

James Harrison, o australiano conhecido como o "Homem do Sangue Dourado", faleceu aos 88 anos, enquanto dormia em uma casa de repouso. Sua trajetória ficou marcada por um feito extraordinário: ele ajudou a salvar mais de dois milhões de bebês graças a um anticorpo raro presente em seu sangue.
James possuía um tipo sanguíneo extremamente raro, encontrado em apenas uma pessoa a cada seis milhões. Seu plasma continha o anticorpo anti-D, essencial para tratar gestantes com eritroblastose fetal. Essa condição ocorre quando há incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê, podendo causar graves complicações, como anemia severa, danos cerebrais, insuficiência cardíaca e até a morte do feto.
A história de Harrison com a doação começou após uma cirurgia no pulmão que sofreu na adolescência. Ele precisou de várias transfusões para sobreviver e, desde então, decidiu retribuir a ajuda que recebeu. Durante sua vida, realizou mais de mil doações de plasma, tornando-se um verdadeiro herói da medicina.
A família de James revelou que ele tinha orgulho de ter ajudado a salvar tantas vidas "sem nenhum custo ou dor". Seu ato de generosidade contribuiu para o desenvolvimento de tratamentos que continuam a salvar bebês ao redor do mundo.
Últimas Notícias

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas

Por 'liberdade' no banho, Trump muda regras sobre chuveiros nos EUA: 'Gosto de lavar meu lindo cabelo'

Pesquisa apoiada pela Fapeal investiga impactos dos ultraprocessados na microbiota intestinal

Em vídeo, pastor critica casais que fazem sexo oral e anal: 'Isso é uma vergonha'
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
