Operação “Ponto final” identifica irregularidade em medidor de energia de churrascaria em bairro nobre de Maceió

Estabelecimento comercial é reincidente e foi autuado por furto e fraude de energia

Por Ascom Equatorial 28/02/2025 07h07
Por Ascom Equatorial 28/02/2025 07h07
Operação “Ponto final” identifica irregularidade em medidor de energia de churrascaria em bairro nobre de Maceió
Corte de energia - Foto: Equatorial

A Equatorial Alagoas, desencadeou no início desta semana a operação "Ponto Final" com o apoio da Secretaria de Segurança (SSP) e da Polícia Militar, através do 1º Batalhão. Durante a ação integrada, foi constatada uma irregularidade no medidor de energia elétrica, conhecido popularmente como “Relógio”, pertencente à uma churrascaria localizada no bairro da Jatiúca, área nobre de Maceió.

A irregularidade encontrada no ato de inspeção afetava o correto registro do consumo de energia do estabelecimento. A unidade é considerada reincidente na prática de adulteração do medidor e foi autuada pela sexta vez no intervalo de aproximadamente um ano e meio. Após a constatação, foram realizados os procedimentos de regularização da unidade consumidora e registrado um Boletim de Ocorrência (B.O) por furto e fraude de energia.

O Superintendente Operacional da Equatorial Alagoas, Stevon Schettino, destaca a importância da operação: "O trabalho colaborativo que mantemos com a Secretária de Segurança Pública tem como principal objetivo garantir a segurança dos nossos clientes. Destacamos que as ações de combate ao furto de energia elétrica são constantes e acontecem em todo o Estado, visando também garantir a qualidade do fornecimento de energia que é oferecida aos alagoanos”, pontuo o gestor.

Penalidades para os infratores

O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171, respectivamente, do Código Penal Brasileiro.

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site equatorialenergia.com.br, selecionando o estado “ALAGOAS”.

Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.