Cineninja: coletivo conta com cobertura arapiraquense para o Oscar 2025

Por Lohuama Alves 25/02/2025 13h01
Por Lohuama Alves 25/02/2025 13h01
Cineninja: coletivo conta com cobertura arapiraquense para o Oscar 2025
Oscar 2025 - Foto: Reprodução/ Internet

Luz, câmera, ação! Em uma noite em que as estrelas brilham com mais intensidade, o Oscar não é apenas um palco para quem está concorrendo. Em segundos, ele se transforma em um espelho que reflete uma mudança silenciosa, mas universal.

E este ano será ainda mais especial, caro(a) leitor(a). A blogueira que vos escreve, @lohuamaalves, foi selecionada e está fazendo uma cobertura especial para o Cine Ninja. Selecionei alguns temas relevantes e críticas dos filmes premiados e também do contexto atual para a editoria de matérias especiais, além das coberturas em tempo real. 

E não estou só nessa, a comunicadora Dayane Teles também está com a cobertura em tempo real da premiação.

Vamos abordar diversos temas que ainda não foram comentados e que, com certeza, vão instigar sua imaginação e paixão pela sétima arte.

A cada ano, a cerimônia vai se moldando ao ritmo das vozes que antes foram silenciadas, das histórias que antes não tinham espaço. E é nesse cenário que a cobertura do Oscar se reinventa. Não se trata apenas de uma nova linguagem, mas de um novo olhar sobre o que é ser representado.

Antes, nós comunicadores, nós limitávamos a relatar o óbvio, agora temos uma missão mais profunda: tornar visíveis as histórias de todos. O tom da cobertura se torna mais diverso, mais sensível, através de cada palavra escrita.

Os cineastas com deficiências, os atores de diferentes etnias, as mulheres e homens trans, os LGBTQIA+ — todos agora não são apenas convidados para o baile, mas detêm o direito de protagonizar o enredo. O Oscar se torna plural e sua cobertura, mais do que uma simples transmissão de fatos, se transforma em uma celebração do pertencimento. E é sobre essa pluralidade que estamos escrevendo. 


Quem é o Cineninja? 


O Cineninja é uma frente de cinema e audiovisual da Mídia NINJA, que reúne uma comunidade de realizadores, distribuidores, produtores e comunicadores que buscam se conectar e construir uma outra cena audiovisual no Brasil e no mundo.   

Acompanhem algumas matérias já publicadas: 

‘Conclave’: filme vai além de questões religiosas e aborda diversidade social

A solidão na era digital: Como ‘Ainda Estou Aqui’ aborda a desconexão na sociedade moderna

A escassez de filmes latino-americanos recebendo premiações no Oscar