Brancos em uma sala, negros em outra: vereador denuncia segregação racial em escola de Santa Catarina

Uma grave denúncia de segregação racial em uma escola infantil tem gerado grande repercussão no meio político, social e nas redes sociais. A situação ocorre na cidade de São João Batista, em Santa Catarina, e foi denunciada pelo vereador Teodoro Adão.
Conforme a denúncia do parlamentar, crianças estavam sendo separadas por cor de pele no Núcleo Infantil Cebolinha. A visita do vereador à escola ocorreu no dia 11 de janeiro, após ele ter sido acionado por famílias preocupadas com a situação. Segundo Adão, ao entrar no local, ele percebeu que havia uma turma formada majoritariamente por crianças negras, com apenas uma criança branca, enquanto outra turma era composta exclusivamente por crianças brancas.
"Ali é a educação. Não podemos dividir raças. Temos que tratar todos como iguais. Isso é inaceitável", afirmou o vereador.
A Secretaria de Educação do município tentou justificar o episódio, alegando "problemas nas declarações de raça dos alunos". Sandra Albino, secretária de Educação do município, afirmou que a divisão das turmas foi feita de forma "aleatória", com base nos registros dos alunos, e sem a participação dos professores.
Sandra Albino justificou que o problema ocorreu devido à ausência da "declaração de raça" nos documentos de matrícula, que devem ser preenchidos pelos pais.
Segundo relatos, algumas professoras perceberam a divisão, mas optaram por não interferir. "Quando cheguei ao Núcleo, já estava assim, e não pude fazer nada", disse uma das educadoras. Outra profissional afirmou que notou a separação, mas preferiu silenciar para evitar conflitos.
Últimas Notícias

ASA estreia com vitória na Série D do Brasileiro e faz 3 a 0 na Juazeirense
Bandidos invadem canteiro de obras do novo hospital de Palmeira dos Índios, rendem vigilante e roubam materiais

PM apreende quatro armas de fogo e drogas em ocorrências registradas no sábado em Alagoas

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
