LabSis confirma tremor de terra de magnitude 2,1 na Escala Richter, em Arapiraca

Por Redação com GazetaWeb 23/02/2025 11h11 - Atualizado em 23/02/2025 11h11
Por Redação com GazetaWeb 23/02/2025 11h11 Atualizado em 23/02/2025 11h11
LabSis confirma tremor de terra de magnitude 2,1 na Escala Richter, em Arapiraca
LabSis registra tremor de terra em Arapiraca - Foto: LabSis

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que Arapiraca, no Agreste de Alagoas, sofreu um abalo sísmico, durante a madrugada deste domingo, 23. O abalo assustou moradores da cidade, que acordaram devido ao tremor de terra na região.

Segundo o LabSis, o abalo sísmico teve magnitude 2,1 na Escala Richter e ocorreu exatamente às 2h03, coincidindo com o horário em que os habitantes da cidade sentiram a estrutura de suas casas tremendo.

De acordo com o LabSis, o tremor foi detectado por seus equipamentos de medição, e a instituição confirmou que, embora a magnitude seja considerada baixa, o evento foi amplamente sentido pela população local. "Registramos, sim, esse tremor, e muitos relatos já chegaram para nós. Pelo visto, foi bem sentido", afirmaram os técnicos do laboratório em entrevista à Gazetaweb.

O fenômeno foi sentido em diversos bairros de Arapiraca, como Nilo Coelho, Novo Horizonte, Brasiliana, Brasília, Brisa do Lago, Primavera, Ouro Preto, Jardim Esperança, São Luiz I e II, Massaranduba e Baixão. Além disso, moradores relataram um forte estrondo seguido por uma sensação de tremor.

O tremor também foi sentido em municípios vizinhos, o que sugere que o evento sísmico teve um alcance mais amplo na região. No entanto, segundo o LabSis, com magnitude 2,1, o tremor é classificado como de baixa intensidade, não causando danos estruturais significativos.