Unidade Móvel do Hemoal promove coleta de sangue em igreja de Arapiraca neste sábado

Por Ascom Sesau 14/02/2025 19h07
Por Ascom Sesau 14/02/2025 19h07
Unidade Móvel do Hemoal promove coleta de sangue em igreja de Arapiraca neste sábado
Doação de sangue - Foto: Assessoria

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, neste sábado (15), coletando sangue na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na rua José Carlos Valentino, no bairro Jardim de Maria, em Arapiraca. A ação itinerante será das 8h às 16h e vai captar voluntários que frequentam o templo religioso, bem como, de todos os arapiraquenses que desejarem praticar o gesto voluntário.

Com o Programa Hemoal no Seu Município, o hemocentro alagoano facilita o acesso aos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue. Simultaneamente a Unidade Arapiraca contribui para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, visando atender as maternidades e hospitais do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“Toda semana percorremos vários pontos do Estado e os bairros de Arapiraca para captar doadores voluntários de sangue. Essa é uma estratégia para assegurarmos que tenhamos sangue em quantidade suficiente para atender a demanda de transfusões para atender aos moradores dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde”, frisou o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.

CRITÉRIOS

Os interessados em doar sangue devem seguir, os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos. As mulheres podem doar sangue, com exceção se estiverem grávidas ou amamentando.

É necessário, ainda, comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial, original e com foto. Caso seja menor de idade, deve estar acompanhado de um responsável legal, que também deverá estar com o respectivo documento.

O candidato à doação de sangue também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade. A doação de sangue é vetada por 12 meses no caso de o voluntário ter colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação.