Vigilância Sanitária interdita três pontos comerciais de Maceió

Por Assessoria 11/02/2025 14h02 - Atualizado em 11/02/2025 15h03
Por Assessoria 11/02/2025 14h02 Atualizado em 11/02/2025 15h03
Vigilância Sanitária interdita três pontos comerciais de Maceió
Estabelecimentos interditados - Foto: Assessoria

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou na manhã desta terça-feira (11) estabelecimentos que atuavam de forma clandestina. A fiscalização aconteceu no bairro da Ponta da Terra e identificou irregularidades em três pontos comerciais.

De acordo com o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, nos estabelecimentos interditados eram produzidos e armazendos alimentos e insumos de forma inadequada, podendo causar riscos à saúde do consumidor. Além disso, as instalações foram consideradas insalubres pelos fiscais.

“Os comerciantes possuíam a guarda de carrinhos para ambulantes e comercializavam alimentos perecíveis como milho, pasteis e cana-de-açúcar na orla marítima", informa Airton Santos.

Ainda segundo a equipe de fiscalização, os locais apresentavam condições precárias de higiene, com restos de alimentos espalhados, madeiras e outros entulhos. Os locais foram considerados propícios à proliferação de insetos e roedores. Foi constatada também a existência de esgoto a céu aberto e vazamentos.

“Os alimentos que seriam comercializados na orla estavam armazenados em temperatura ambiente, sem a preocupação de mantê-los sob refrigeração, expondo os mesmos à contaminação e, consequentemente, colocando a saúde da população em risco", finalizou Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió.


Os estabelecimentos têm o prazo de até 30 dias para se adequar às exigências sanitárias e solicitar a desinterdição. Caso os estabelecimentos não se adequem, responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$180 a R$38 mil reais.