Bebê arapiraquense internada com anemia grave precisa de doações de sangue com urgência

Por Redação 27/01/2025 08h08
Por Redação 27/01/2025 08h08
Bebê arapiraquense internada com anemia grave precisa de doações de sangue com urgência
Maitê - Foto: Divulgação

Internada com anemia grave, a bebê arapiraquense Maitê Lourenço Almeida Santos precisa com urgência de doações de sangue de qualquer tipagem.

Segundo informações da família, a menina está internada no Hospital da Criança, em Maceió. Ela mora no bairro Baixa Grande, em Arapiraca.

Veja em quais locais você pode fazer uma doação:

Hemocentro de Alagoas (Hemoal) - Unidade Trapiche: Rua Jorge de Lima, 58, bairro Trapiche da Barra - Segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Hemoal Arapiraca: Rua Marechal Floriano Peixoto, 200, bairro Eldorado - Segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 17h.

Quais são os critérios?

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e que apresentem um documento oficial e original com foto. No caso das pessoas que contraíram Aids, sífilis, doença de chagas e hepatite após os 11 anos de idade, a contraindicação para doar sangue é permanente.

O voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, e se tiver colocado piercing, fica inapto para doar sangue por 12 meses. Se estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar cessarem os sintomas e, 10 dias depois, pode se candidatar à doação voluntária de sangue.